Diretoria de Tecnologias Educacionais promove palestra sobre cibersegurança

Evento foi na tarde desta quarta-feira (16) no auditório do Porto de Itajaí
Data de inclusão: 16/08/2023 17:26

A Secretaria de Educação, por meio da Diretoria de Tecnologias Educacionais (Ditec) promoveu, na tarde desta quarta-feira (16), a palestra Cibersegurança, com o mestrando em computação aplicada, Ramicés dos Santos Silva. O encontro foi no auditório do Porto de Itajaí e reuniu os instrutores de informática da Rede Municipal de Ensino, além de servidores da Ditec e da Secretaria de Tecnologia (Setec).

“Cibersegurança ou a segurança da informação é a prática que protege computadores e servidores, dispositivos móveis, sistemas eletrônicos, redes e dados de ataques digitais executados pelos chamados “hackers”. Nosso objetivo com esse encontro foi propagar o tema e mostrar, na prática, como a escola pública pode possibilitar privacidade de dados de maneira eficiente”, destacou o diretor de Tecnologias Educacionais, Lourides Camargo Júnior.

Durante quatro horas, Ramicés falou sobre os conceitos e as boas práticas da cibersegurança, segurança digital para alunos e professores, as principais ameaças cibernéticas, princípios e práticas fundamentais de segurança, entre outros tópicos.

“Todos gostaram muito da palestra. O palestrante apresentou um conteúdo bem produtivo, principalmente, para não cometer mais erros e seguir as Leis Gerais de Proteção de Dados (LGPD), além de leis acerca dos golpes digitais”, pontuou a supervisora de desenvolvimento de tecnologias educacionais, Edizael Adriana da Rosa.

Diretoria de Tecnologias Educacionais promove palestra sobre cibersegurança