Mais de cinco mil processos de abertura de empresas em Itajaí foram aprovados em 2023

Atividades econômicas classificadas como baixo risco são analisadas em menos de um dia
Data de inclusão: 03/08/2023 14:36

Mais de 5 mil processos de abertura de empresas e de microempreendedores individuais foram analisados e aprovados pelo Município de Itajaí nos primeiros seis meses deste ano. O tempo mediano de análise dos processos de empresas de baixo risco aconteceu em menos de um dia. Os números comprovam a eficiência e a agilidade do sistema usado na análise de novas instalações na cidade.

Dos 5.037 processos registrados de janeiro a junho na Auditoria Fiscal do Município, 2.151 foram MEIs e 2886 empresas com faturamento superior a 81 mil por ano. Entre as empresas, 1.838 são novas e fizeram sua primeira inscrição no Município - aumento de 5,63% no comparativo com o mesmo período no ano passado. Atualmente, Itajaí tem 49.418 empresas ativas e licenciadas. Em metros quadrados, isso representa 2,05 milhões de m² de área ocupada.

“Desde 2020 estamos trabalhando para que as aberturas e alterações cadastrais de empresas tenham mais agilidade e participem, dessa forma, de um ambiente favorável ao empreendedorismo. Prezamos pela transparência e desburocratização, além disso, mostramos comprometimento com o desenvolvimento da cidade e reforçamos o papel do poder público ao ser um facilitador das necessidades do mercado", destaca a auditora fiscal de Itajaí, Aglaé Dobrachinski.

O curto tempo para abertura de empresas é um dos destaques do sistema de análise da Auditoria Fiscal do Município. Em casos de atividades econômicas classificadas como baixo risco, o alvará de funcionamento pode ser obtido em menos de um dia. Já o prazo para as empresas de alto risco pode levar até seis dias.

O tempo de tramitação dos processos leva em consideração o período de entrada dos documentos na prefeitura e o prazo em que o processo fica sob a responsabilidade do requerente. Em média, 73,3% do tempo o processo fica com o requerente para atualização e entrega de documentos. Em apenas 23,7% do período de análise a documentação permanece com os fiscais do Município.

Aprova Digital e MEI

Com a chegada do Aprova Digital no Município de Itajaí, os processos se tornaram mais rápidos e a dinâmica foi desburocratizada. De licenças ambientais, projetos arquitetônicos, alvarás, entre outros requerimentos, a tramitação para abrir uma empresa na cidade é realizada de maneira simples e eficiente na plataforma on-line.

Já os profissionais que buscam a formalização do seu negócio como Microempreendedores Individuais (MEI) podem receber atendimento no Espaço do Empreendedor de Itajaí. O processo de certificação é feito através do Portal de Serviços do Governo Federal, no entanto, o serviço da Secretaria Municipal da Fazenda fornece orientações e suporte na rua Alberto Werner, nº 33, em frente ao Ginásio Gabriel João Collares. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.

Empreenda em Itajaí

Para auxiliar a população, o Município disponibiliza o portal Empreenda em Itajaí. De maneira dinâmica e intuitiva, a plataforma tem como finalidade concentrar informações, links e acessos importantes para quem busca abrir uma empresa, independentemente do tamanho. Uma das ferramentas é a seção “Mapa de Itajaí”, na qual o empreendedor pode fazer uma busca e filtrar os tipos de empreendimentos existentes em cada bairro.

Na aba “Abra sua Empresa”, há uma relação com informações sobre o zoneamento da cidade, documentos básicos de entrada, licenciamento, análises de viabilidade, entre outros. Além disso, há o passo a passo para ser um MEI e também números relevantes sobre a economia do município de Itajaí. Acesse e confira.