Casa do Colono e Engenho exibe objetos rurais antigos na Festa do Colono

Além da exposição de utensílios, visitantes podem conferir apresentações e degustar pratos típicos
Data de inclusão: 21/07/2023 18:19

A Casa do Colono e Engenho é um convite para uma experiência imersiva na 38ª Festa Nacional do Colono de Itajaí. O espaço fica localizado no Parque do Agricultor e abriu para visitação do público nesta sexta (21). Na casa, os visitantes podem conferir objetos antigos usados pelos agricultores, apresentações e ainda degustar pratos típicos neste sábado (22) e domingo (23).

Na Casa do Colono, o visitante poderá ver de perto objetos antigos preservados. Entre eles: máquina de costura, rádio, ferro de passar roupa a carvão e pilão. Também será possível acompanhar, ao vivo, a produção de alguns alimentos que serão feitos no fogão a lenha a partir do sábado (22). E, ao final da visita, degustar pratos típicos como beiju, polenta, pão, cuca, rosca, entre outros sabores que resgatam as raízes do campo.

A atração conta com a parceria da Escola Básica de Campo Maria do Carmo Vieira. Conduzidos pela professora de história Margarete Ferreira, 48 estudantes da unidade municipal estão envolvidos na apresentação da Casa do Colono aos visitantes. O objetivo é resgatar as vivências rurais, bem como valorizar a cultura dos agricultores.

O horário da produção dos alimentos e da degustação na Casa do Colono acontece no sábado (22), das 14h às 17h, e no domingo (23), das 13h30 às 15h. Já no Engenho a atividade ocorrerá das 9h às 17h de sábado, e das 14h às 17h de domingo. Ambos espaços estarão abertos para visitação durante todo período da festa, das 9h às 00h.

A 38ª Festa Nacional do Colono é uma promoção do Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Agricultura e Expansão Urbana, que reúne gastronomia típica, chopes artesanais, shows regionais e nacionais, feira multissetorial, expofeira de animais, entre outras atrações. O evento ocorre no Parque do Agricultor, localizado na rua Mansueto Felizardo Vieira, nº 557, na comunidade da Baía. O horário de visitação é das 9h às 00h. A festa segue até domingo (23) com entrada gratuita.

Casa do Colono e Engenho exibe objetos rurais antigos na Festa do Colono