Prestação de contas da Marejada 2022 pode ser consultada on-line no Portal da Transparência

Município também prestou contas pormenorizadas da festa à Câmara de Vereadores, com documento de mais de 1200 páginas, em abril deste ano
Data de inclusão: 19/07/2023 15:40

O Município de Itajaí esclarece que não são verdadeiras as informações de que não houve prestação de contas da Marejada 2022. São igualmente improcedentes as alegações de que a Câmara de Vereadores não recebeu documentos ou explicações pormenorizadas do Município em relação às contas do evento.

Todos os dados solicitados à Secretaria Municipal de Turismo e Eventos foram repassados e constam detalhadamente no Portal da Transparência. Além disso, em abril deste ano, o Legislativo recebeu documento com mais de 1200 páginas em resposta a requerimento sobre o tema.

O Fundo Municipal de Turismo também já apresentou à Câmara, como sempre faz anualmente, sua prestação contas, na qual constam os gastos com a Marejada e outras despesas do setor turístico. Esta prestação ainda foi remetida para os órgãos de controle estadual, que não tiveram qualquer ressalva.

Mais de 1200 páginas

No dia 06 de abril deste ano, a Secretaria de Turismo e Eventos encaminhou um arquivo com mais de 1200 páginas ao Legislativo, respondendo o Requerimento 30/2023, de uma parlamentar, sobre a prestação de contas do evento. Desde então, as informações podem ser acessadas por qualquer vereador ou assessor no sistema da própria Câmara de Vereadores.

Atendendo, ainda, a uma solicitação do Itajaí Convention e Visitors Bureau, agora em julho a Secretaria de Turismo de Itajaí entregou uma planilha resumida com as receitas e despesas da Marejada 2022 a todos os vereadores. A iniciativa da classe empresarial teve como finalidade convencer os vereadores a votarem a suplementação antes do recesso parlamentar, o que não ocorreu.

“Trabalhamos com total transparência nos atos da Secretaria de Turismo e Eventos. No início de abril, inclusive, encaminhamos um documento enorme, de mais de 1200 páginas ao Legislativo, detalhando todas as contas da festa e ninguém mais tocou no assunto. Agora, já em julho, estranhamos muito o fato de vários vereadores não votarem a suplementação orçamentária necessária para realizarmos a Marejada e dizerem que nunca prestamos contas da edição do ano passado. Tudo isso nos entristece, ainda mais que esse documento pode ser acessado por qualquer parlamentar e todas as informações também constam detalhadamente no Porta de Transparência do Município”, reforça o secretário de Turismo e Eventos, Thiago Morastoni.

Passo a passo de como consultar on-line a prestação completa da Marejada:

Para facilitar a consulta pública, a prestação de contas completa está disponível no site portaltransparencia.itajai.sc.gov.br. Aqui, qualquer pessoa pode localizar as despesas separadas por favorecido, valores, notas fiscais, contratos, processos licitatórios, datas de pagamento e toda a movimentação financeira.

O Portal da Transparência pode ser acessado tanto pelo celular, quanto pelo computador. Se você CLICAR AQUI, irá direto para a página de consulta. Mas uma forma fácil de pesquisar a prestação de contas da Marejada ou qualquer outra despesa do Município é:

1) Na página inicial, clique em DESPESA e depois em EMPENHOS.

2) Aparecerão três campos de pesquisa. Preencha com as informações:
- Unidade gestora: selecione Fundo Municipal de Turismo de Itajaí – FUMTUR
- Período emissão: para não correr o risco de perder alguma informação, coloque um período mais amplo, como o ano passado inteiro - 01/01/2022 a 31/12/2022
- Palavra-chave: Marejada

3) Clique em CONSULTAR e aguarde as informações serem carregadas.

As primeiras informações que aparecem são referentes aos valores totais: Empenhado, Liquidado, Retido e Pago.

- Empenhado: Valor reservado para determinada despesa.
- Liquidado: Quando um serviço é executado ele é considerado liquidado.
- Retido: Aqui são valores referentes a impostos municipais, estaduais ou federais que são retidos na fonte.
- Pago: A quantia que cada fornecedor realmente recebeu do Município após a conclusão do serviço.

Em seguida, aparecerá a lista completa com todas as despesas por fornecedor. Para consultar o detalhamento de cada uma, basta clicar em cima do nome. São várias páginas onde é possível analisar item por item.

O Município de Itajaí continua à disposição para sempre prestar os esclarecimentos necessários e elucidar as dúvidas que surgem diante de discursos controversos.