Inverno em Itajaí: roteiro com opções para visitar na cidade

Museus, igrejas, biblioteca, mercado público e teatro municipal estão na lista do que fazer durante a estação mais fria do ano
Data de inclusão: 14/07/2023 13:24

Em Itajaí, a estação mais fria do ano não tem só motivos para ficar em casa, mas também boas opções de lazer para moradores e turistas. Durante o inverno, a dica é explorar a história do município e visitar pontos culturais, como museus, igrejas, mercado público e o teatro. Nestes locais, além de saber conferir exposições, shows e espetáculos, o visitante também conhece mais sobre o patrimônio histórico da cidade.

Confira cinco locais para conhecer durante o inverno em Itajaí:

1. Museus

Quem se interessa pela história de Itajaí deve incluir no roteiro de inverno os dois museus da cidade. O Museu Histórico de Itajaí tem arquitetura singular que relembra as obras do século XIX. O prédio que abriga o museu tinha como objetivo inicial abrigar os três poderes da cidade, Executivo, Legislativo e Judiciário. Seu interior é tão bonito e surpreendente quanto a sua arquitetura. Instalado no Palácio Marcos Konder, o museu possui 17 espaços fragmentados e abriga boa parte da história do município, além de peças de uso cotidiano, fotografias, itens de interesse histórico, entre outros.

O ponto turístico fica localizado na rua Hercílio Luz, nº 681, bairro Centro. O horário de visitação é das 8h30 às 18h30, de terça a sexta, e das 9h às 13h, aos sábados. Para visitação guiada de grupos é necessário fazer o agendamento prévio por e-mail, no seguinte correio eletrônico: museuhistoricoitajai@gmail.com.

O Museu Etno-Arqueológico de Itajaí foi inaugurado em 2010. A locação abriga a antiga Estação Ferroviária Engenheiro Vereza, que funcionou até a Estrada de Ferro ser desativada em Santa Catarina, em 1971. O espaço se dedica a arqueologia sambaquiana e etnográfica da área rural da cidade. Além disso, o museu conta com uma ampla praça para recreação e eventos culturais.

O espaço fica localizado na avenida Itaipava, nº 3901, no bairro Itaipava, está fechado temporariamente por conta da obra de manutenção e reforma e deve reabrir ao público em breve. O número para contato é (47) 3346-5715, e o e-mail é musearq@itajai.sc.gov.br.

2. Igrejas históricas

No centro da cidade estão dois templos religiosos que valem a pena uma visita. A Igreja Matriz Santíssimo Sacramento, inaugurada em 15 de novembro de 1955 com estilo neogótico e românico, é um dos principais cartões postais de Itajaí. Decorada com aspectos bíblicos, obra dos artistas italianos Emílio Sessa e Aldo Locatelli, a igreja está localizada na Praça Irineu Bornhausen, próximo ao calçadão da rua Hercílio Luz e de outros prédios históricos, como o Palácio Marcos Konder e a Casa da Cultura Dide Brandão.

Já a Igreja Imaculada da Conceição, carinhosamente chamada de Igrejinha velha, é um dos locais mais queridos pelos itajaienses e fica localizada no Marco Zero da cidade. O edifício histórico foi construído em 1824, antes mesmo da emancipação do município. Mesmo passando por diversas alterações desde sua construção, muito da sua estrutura inicial permanece na capela. A igreja fica localizada na rua Hercílio Luz, nº 215, bairro Centro.

3. Biblioteca Pública Municipal

Com um acervo de mais de 25 mil obras disponíveis, a Biblioteca Pública Municipal e Escolar Norberto Cândido Silveira Junior foi revitalizada recentemente. O espaço foi instalado em um prédio com arquitetura germânica, com uma estrutura da década de 1920, que é considerada patrimônio histórico do município. A Biblioteca foi inaugurada nos anos 2000 e atualmente conta com espaço para leitura, computadores para estudo. Os moradores podem pode pegar até três livros emprestados por vez, por um período de até 60 dias.

O prédio fica localizado na rua Heitor Liberato, nº 1100, bairro São João. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 12h. O telefone para contato é (47) 3348-3322.

4. Mercado Público

Nada combina mais com frio do que uma tainha, né? O Centro de Cultura Popular - Mercado Público de Itajaí é um local onde o visitante pode ter experiências gastronômicas diversificadas, como cafés, jantares, petiscos e também pratos típicos do município de Itajaí. A tradicional tainha pode ser adquirida no Mercado do Peixe, que fica ao lado, e preparada na hora pelos restaurantes do local. O espaço ainda conta com programação musical gratuita à população e a venda de artesanatos da região.

O Centro de Cultura Popular - Mercado Público fica localizado na avenida Ministro Victor Konder, na Praça Félix Busso Asseburg, s/nº, bairro Centro. O horário de funcionamento é das 9h às 23h30, de terça-feira a sábado, e aos domingos, das 10h às 16h.

5. Teatro Municipal de Itajaí

O Teatro Municipal de Itajaí foi inaugurado no ano de 2004 e, desde então, possui uma programação constante de produções locais, estaduais, nacionais e internacionais. Assistir a um show ou espetáculo no local é uma das experiências que precisa constar no roteiro de inverno.

O Municipal possui ampla estrutura física, com capacidade para receber 505 pessoas, e é um dos principais espaços artísticos da região. O local tem sistema de prevenção de incêndio, sistema de iluminação cênica e sonorização, além de equipe de apoio e estrutura para receber as mais diversas produções.

O Teatro Municipal colocou Itajaí, juntamente de Florianópolis, Joinville e Blumenau, no roteiro dos espetáculos mais importantes do circuito nacional e internacional. Está situado à rua Gregório Chaves, nº 111, no bairro Fazenda. Acompanhe a programação do espaço no aplicativo Conecta.í e no blog teatromunicipalitajai.blogspot.com.

Inverno em Itajaí: roteiro com opções para visitar na cidade