21ª Noite dos Candelabros será quinta (29) e sexta-feira (30) na Igreja Imaculada Conceição

Apresentações de corais locais encerram a programação festiva dos 163 anos de Itajaí
Data de inclusão: 26/06/2023 16:35

A 21ª edição da Noite dos Candelabros, evento tradicional na cidade de Itajaí, ocorrerá nesta quinta (29) e sexta-feira (30), às 20h, na Igreja Imaculada Conceição. O concerto contará, nas duas noites, com a participação do Grupo de Cordas do Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues e de seis coros da cidade. A entrada é franca e a iniciativa encerra a programação do aniversário de 163 anos de emancipação política e 203 anos de colonização do Município.

Participarão das apresentações os seguintes corais: Coro Carpe Diem, Coral Litúrgico Santíssimo Sacramento de Itajaí, Coral Luterano Vozes de Esperança, Coral Villa-Lobos, Coral da Câmara de Vereadores de Itajaí “Giuliana Von Mecheln” e Coro Vozes do Vale. Os grupos interpretarão peças musicais sacras e religiosas.

A Noite dos Candelabros surgiu no Festival de Inverno, em 1970. Na ocasião, era oferecida uma noite de corais com velas nos candelabros. Desde então, em períodos intercalados, 20 edições já foram realizadas, encantando o público. O evento foi organizado, em quase todas as edições, na Igreja Imaculada Conceição ou Igrejinha Velha, como é popularmente conhecida pelos itajaienses.

“É um evento histórico e tradicional na nossa cidade, que reúne grupos de Itajaí e pessoas de diferentes gerações, tanto para cantar quanto para assistir. O encontro das vozes, num local como a Igrejinha, emociona a todos pela sonoridade e a estética apresentadas”, comenta o superintendente administrativo das Fundações, Normélio Pedro Weber.

Sobre os grupos participantes

O Coro Carpe Diem, fundado em 1986, é uma iniciativa de Emmanuel Osiris Sezerino, apoiada por seus pais: Carmen Pitz Sezerino e Paulo Sezerino. Em 1992, foi convidado e cumpriu as metas para ingressar na Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil. Seu repertório é constantemente renovado em função de suas múltiplas participações em diversas ligas e associações de canto coral. É formado atualmente por 20 cantores, sob a regência, desde a fundação, do maestro Paulo Sezerino. O grupo será acompanhado pela Orquestra de Câmara Imcarti.

A música sempre esteve presente na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento de Itajaí, desde a sua fundação em 1955. Em dezembro de 1981, se constituiu o Coral Litúrgico do Santíssimo Sacramento. Desde então, o grupo exerce atividades de forma gratuita e ininterrupta, tanto na música sacra quanto na religiosa. Atualmente, está constituído por 14 componentes, sob a regência de Mário Uriarte Neto, tendo como pianista Samuel Aubourg.

O Coral Luterano Vozes de Esperança, da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Itajaí (IECLB), iniciou suas atividades entre 1976 e 1977, época em que a maestrina Emília Probst tomou a iniciativa de convidar pessoas para participar do grupo atual. Atuaram como regentes do grupo: Emília Probst, Erno Schlenker, Clarice Decker, Ruth Maier e Jair Maciel Rosa. Sua principal finalidade, como coral de igreja, é louvar a Deus, focando principalmente na música sacra em seu repertório. O maestro Alberto Damián Montiel assumiu, em março deste ano, a regência do coral que está em atividade ininterrupta há mais de 47 anos.

O Coral Villa-Lobos foi fundado em 1974. Teve como regente, por quase cinco décadas, o maestro Jair Maciel Rosa (in memorian). Hoje está sob a regência de Alberto Damian Montiel, com acompanhamento do pianista Jonathan Rocha. Ao longo de sua história, conquistou realizações significativas, como a integração no Coro de Mil Vozes na missa de recepção ao Papa João Paulo II, durante sua visita a Florianópolis (SC), além de festivais e encontros de corais por todo o Brasil. O grupo participa de eventos tradicionais da cidade e região, a exemplo do projeto Música no Museu e o Natal EnCanto.

O Coral da Câmara de Vereadores “Giuliana Von Mecheln” busca proporcionar a servidores ativos, inativos e vereadores uma atividade de integração com o Legislativo Municipal, além de proporcionar à cidade mais uma opção cultural. A participação no coral é voluntária e o grupo representa o Legislativo Municipal em solenidades diversas e atos cívicos de Itajaí. Criado em junho de 2013, foi acolhido oficialmente pela instituição em 13 de junho de 2014 (Resolução nº 535). A regência do coral está sob responsabilidade de Paulo Roberto Domingos.

O Coro Vozes do Vale foi criado em março de 1994, por Henrique Antônio Effting, que reuniu um grupo de amigos e fundou a Associação Coral Vozes do Vale, inicialmente um coro litúrgico católico. Posteriormente, foram acrescentadas ao repertório músicas de diferentes estilos e, nos dias atuais, o grupo interpreta preferencialmente música clássica. Atualmente, é composto por 32 cantores, sob a regência do maestro Fernando De Carli e acompanhamento do pianista Guilherme Amaral.

Já o Grupo de Cordas do Conservatório de Música de Itajaí tem o intuito de prover aos alunos a oportunidade de representar a instituição nas mais diversas situações. Além disso, proporciona a seus integrantes a experiência profissional de seu ofício. O grupo foi idealizado a partir da implantação dos cursos de violino, viola e contrabaixo acústico no conservatório, em 2020. Está sob direção musical e coordenação do músico e professor Daniele Girardello.

Serviço:
Noite dos Candelabros