Concerto em comemoração aos 163 anos de Itajaí movimenta nova Praça do Marco Zero

Apresentação da orquestra e grande coro reuniu a população na noite desta quarta-feira (14)
Data de inclusão: 15/06/2023 00:03

A passagem dos 163 anos de emancipação de Itajaí foi celebrada em um concerto com orquestra e grande coro na noite desta quarta-feira (14). O evento também marcou a reinauguração da Praça Vidal Ramos (Marco Zero) e foi acompanhado pela população itajaiense, que se emocionou com o repertório do espetáculo. A programação de aniversário da cidade segue até o final de junho.

“Itajaí chega aos 163 anos com muitas conquistas para comemorar. Nossa cidade se transformou em uma das maiores potências do estado de Santa Catarina e é hoje a 28ª economia do país. Se tornou destaque em indicativos de desenvolvimento social e constrói um futuro pautado pela modernidade e sustentabilidade. O concerto desta noite celebra essa história pujante e também marca a entrega da Praça do Marco Zero, berço de Itajaí. Mais uma obra que vai garantir qualidade de vida aos itajaienses, com uma nova opção de lazer e convivência”, destaca o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

O concerto de aniversário teve regência e direção geral de Normélio Pedro Weber, superintendente administrativo das Fundações, além de concepção e produção de Arnou de Melo, Hilda Deola e Hortênsia Vechi. A orquestra, composta por 18 integrantes, contou com bateria, contrabaixo, piano, guitarra, seis instrumentos de sopro e oito instrumentos de corda. Já o grande coro teve a participação de 12 grupos corais da cidade: Coro Carpe Diem, Coral da Câmara de Vereadores de Itajaí, Coral da Univali, Coral Luterano, Coral Caixa Acústica, Coral Villa Lobos, Coro Vozes do Vale, Coro do Santíssimo Sacramento, Coral Fermata, Grupo Vocal Ad Libitum, Grupo Vocal Entrecanto e Grupo Vocal Cantando por Aí.

O repertório apresentado na praça reuniu 17 canções de gêneros variados, composições populares nacionais, internacionais e catarinenses, em nova roupagem. Entre elas, músicas de Carlinhos Niehues, Daniel Lucena, Raul Seixas, John Lennon, Andrea Bocelli, Eric Clapton, entre outras.

Para Normélio Weber, o evento reconhece e valoriza músicos, corais e coros participantes. “É visível a satisfação que os artistas envolvidos têm em homenagear a cidade, pois a história destes músicos e grupos se mistura com a de Itajaí. O clima é sempre muito bom, o público se emociona, comemora e se sente parte de tudo isso, com orgulho”, revela.

“Muito bom comemorar o aniversário do município com artistas da cidade e de diferentes gerações”, comenta a artista visual e professora, Sarah Zewe Uriarte. O clima não foi impedimento para o público prestigiar a apresentação: “Foi tudo maravilhoso e lindo. Apesar do frio, o concerto aqueceu os nossos corações”, afirma o estudante de História, Maykon Hundenske.

Praça do Marco Zero é reinaugurada

O concerto festivo ocorreu após a entrega oficial da praça Vidal Ramos, onde fica o Marco Zero de Itajaí. Com área aproximada de 5.500 metros quadrados, a reurbanização do local contou com total substituição do piso, implantação de novos canteiros e paisagismo, instalação de equipamentos públicos e novo sistema de iluminação para destacar os principais elementos arquitetônicos da praça. A execução dos trabalhos ampliou a arborização para composição da paisagem e não foi retirada nenhuma árvore da praça e dos jardins.

Os investimentos foram de R$ 1,2 milhão. A requalificação fortalece em Itajaí o potencial turístico do berço da colonização e ocupação da cidade, além de valorizar o patrimônio histórico e cultural da região.

“As obras executadas no Centro valorizam e qualificam ainda mais os aspectos históricos e turísticos da cidade, além de garantir novos espaços de lazer e convivência para a população. Mais do que melhorar a mobilidade urbana, o objetivo é fazer com que as pessoas ocupem essas áreas de maneira mais ativa”, pontua o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Rodrigo Lamim.