Itajaí recebe nesta semana duas regatas em comemoração aos 163 anos

Eventos serão realizados na Marina e Beira-Rio
Data de inclusão: 14/06/2023 13:23

O Município de Itajaí recebe nesta semana dois eventos náuticos para celebrar os 163 anos da cidade. No sábado (17), a cidade será palco do Circuito de Regatas Marina Itajaí, a partir das 13h, na Praia Brava. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até as 9h do dia do evento. No domingo (18), ocorre a 1ª Regata de Veleiros Rádio Controlados - Classe RG 65, no Saco da Fazenda, das 10 às 16h.

O Circuito de Regatas é uma promoção da Marina Itajaí e reunirá diversas classes de barcos em etapas disputadas em alto mar, na Praia Brava. A 1ª Regata de Veleiros Rádio Controlados é organizada pela Secretaria de Turismo e Eventos, em parceria com a Associação Catarinense Veleiros Rádio Controlados (ACVRC) e a Marina Itajaí. A ação acontece ao lado da Marina Itajaí e a população poderá acompanhar os competidores na área de passeio da Beira-Rio.

“Nossa cidade é um polo náutico e ter eventos como esses no calendário das ações de celebração aos 163 do município movimenta a economia e reforça a nossa vocação para o turismo marítimo. Toda população está convidada a prestigiar esses eventos”, ressalta Thiago Morastoni, secretário municipal de Turismo e Eventos.

Circuito de Regatas Marina Itajaí

As regatas serão abertas às classes: ORC, BRA-RGS e BICO DE PROA (A e B). Os interessados em participar da primeira competição podem se inscrever através deste link e preencher o formulário indicado ou ligar no (47) 3349-8080 para eventuais dúvidas. Além de premiação, os inscritos terão reunião de comandantes e coquetel no dia 14 de junho. Clientes da Marina Itajaí têm 50% de desconto.

O público poderá acompanhar a recepção aos velejadores e o início da sinalização de partida na Marina Itajaí. A entrega oficial da premiação da regata acontece às 18h30, no Centreventos. “O novo circuito de regata é mais uma iniciativa da Marina Itajaí e do Governo Municipal para estimular os esportes nas águas e contribuir no desenvolvimento da náutica no estado e no país, além de reforçar a importância de eventos deste ramo para a cidade”, explica o diretor da Marina Itajaí, Carlos Gayoso de Oliveira.

1ª Regata de Veleiros Rádio Controlados - Classe RG 65

As inscrições para participar da competição estão abertas e podem ser feitas através deste link. Ao longo do dia, serão realizadas várias regatas com os veleiros em miniatura. Os cascos dos barcos da classe RG 65 têm 65 centímetros de comprimento e mastros de até 1,10 metros de altura.

A regata terá uma raia triangular onde os competidores vão largar com uma perna contra o vento e os barcos devem navegar em zigzag para chegar até a primeira boia, depois seguem com vento lateralmente e finalizam com vento em popa, onde o barco segue a favor do vento. O mesmo circuito se repetirá duas vezes e, então, os barcos cruzam a linha de chegada. E assim seguirá sucessivamente em todas as “pequenas” regatas ao longo do dia.

Itajaí recebe nesta semana duas regatas em comemoração aos 163 anos