Concerto celebra os 163 anos de Itajaí e reinaugura Praça do Marco Zero

Evento ocorrerá nesta quarta-feira (14), a partir das 19h30
Data de inclusão: 12/06/2023 18:02

Itajaí completa 163 anos de emancipação nesta quinta-feira (15), mas a programação comemorativa iniciou no dia 06 e estende-se ao longo de junho, com uma série de eventos, lançamentos e inaugurações. Uma das celebrações mais esperadas é o concerto oficial de aniversário da cidade, com apresentação da orquestra e um grande coro formado por grupos locais. Neste ano, o concerto será na Praça Vidal Ramos (Marco Zero), nesta quarta-feira (14), e inicia com a cerimônia de inauguração da praça reurbanizada, às 19h30.

Sob regência e direção geral de Normélio Pedro Weber, superintendente administrativo das Fundações, 12 corais integram o grande coro do concerto de aniversário. Os grupos representados são: Coro Carpe Diem, Coral da Câmara de Vereadores de Itajaí, Coral da Univali, Coral Luterano, Coral Caixa Acústica, Coral Villa Lobos, Coro Vozes do Vale, Coro do Santíssimo Sacramento, Coral Fermata, Grupo Vocal Ad Libitum, Grupo Vocal Entrecanto e Grupo Vocal Cantando por Aí.

Já a orquestra tem 18 integrantes, com regência do músico Arnou de Melo. A banda base conta com os seguintes instrumentos: bateria, contrabaixo, piano, guitarra, seis instrumentos de sopro e oito instrumentos de corda.

A concepção e produção são de Arnou de Melo, Hilda Deola, Hortênsia Vechi e Normélio Pedro Weber. O repertório conta com 17 canções de gêneros variados, composições populares nacionais, internacionais e catarinenses, em nova roupagem. Há músicas de Carlinhos Niehues, Daniel Lucena, Raul Seixas, John Lennon, Andrea Bocelli, Eric Clapton, entre outras surpresas para o público.

Haverá cerca de 500 cadeiras e um pavilhão com estrutura coberta para melhor acolher o público.

Praça do Marco Zero é reinaugurada

Com área aproximada de 5.500 metros quadrados, a praça Vidal Ramos recebeu total substituição do piso, implantação de novos canteiros e paisagismo, instalação de equipamentos públicos e novo sistema de iluminação para destacar os principais elementos arquitetônicos da praça. A execução dos trabalhos ampliou a arborização para composição da paisagem e não foi retirada nenhuma árvore da praça e dos jardins.

Os investimentos foram de R$ 1,2 milhão. A requalificação fortalece em Itajaí o potencial turístico do berço da colonização e ocupação da cidade, além de valorizar o patrimônio histórico e cultural da região.

Fundação Cultural de Itajaí - cultura@itajai.sc.gov.br

Concerto celebra os 163 anos de Itajaí e reinaugura Praça do Marco Zero