Nota de esclarecimento

Secretaria Municipal de Saúde se manifesta sobre decisão judicial que trata da atuação dos enfermeiros no SUS
Data de inclusão: 16/10/2017 16:35

Em relação à decisão liminar da Justiça Federal, que trata sobre a atuação de enfermeiros no Sistema Único de Saúde (SUS) e suspende os efeitos da Portaria nº 2488/2011, editada pelo Ministério da Saúde, o Município de Itajaí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que:

A decisão não pode comprometer o funcionamento e o atendimento nos programas de saúde pública, conforme a Política Nacional de Atenção Básica. Além disso, está em vigor a lei 7.498/1986, que regulamenta o exercício da Enfermagem, permitindo que os enfermeiros da Atenção Básica de Itajaí continuem exercendo suas atribuições normalmente.

Compete exclusivamente aos Municípios as determinações administrativas de funcionamento sobre os seus funcionários de saúde.

___________________________
Secretaria de Saúde de Itajaí