Itajaí ergue o troféu de terceiro lugar na Olimpíada Estudantil Catarinense

Foram sete dias de competições na cidade de Rio do Sul
Data de inclusão: 16/10/2017 10:04

Foram sete dias de disputas, com direito a dois adiamentos do atletismo devido às fortes chuvas, mas no último sábado (14), chegou ao fim a etapa estadual da 17ª edição da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), em Rio do Sul.

Itajaí terminou a edição desta competição em terceiro lugar com 81 pontos. A cidade de Joinville foi campeã, no masculino do caratê e do tênis e no feminino do atletismo e do tênis de mesa. Blumenau fechou sua participação em segundo lugar geral, com 99 pontos.

A etapa estadual da Olesc em Rio do Sul começou dia 7 de outubro com a participação de 3 mil atletas de 13 a 16 anos de 70 municípios. Eles suaram a camisa e superaram seus limites por medalhas no atletismo, caratê, basquete, ciclismo, futsal, handebol, tênis, tênis de mesa, voleibol e xadrez. As ginásticas artística e rítmica foram realizadas em Blumenau, e a natação em Palhoça.

Para o superintendente da Fundação Municipal de Esportes e Lazer, Fábio Rezes, o desempenho das equipes foi excelente. ‘’Todas as equipes estavam preparadas, se dedicaram e deram o seu melhor. Na hora da competição acontecem alguns erros que acabam perdendo o título, mas são esses erros de aprendizados, para que já próxima competição ser diferente‘’ conta.

Disputas finais das modalidades

A final do handebol masculino foi digna de dois gigantes, entre Lages e Itajaí. A partida teve adrenalina, drama, nervosismo e muito equilíbrio com direito a empate no último minuto e prorrogação de 10 minutos para ver quem ficaria com o título. O jogo, durante quase todo o seu período, teve uma leve vantagem de Lages, que sempre estava dois a três pontos na frente de Itajaí. Mas, no final, a equipe Itajaiense partiu para cima e fez valer sua tradição no handebol catarinense.

Faltando poucos segundos para o fim do jogo no tempo regulamentar, Lages vencia por 24 a 23 e já estava quase comemorando o título. Itajaí faz um rápido contra-ataque com André Vinicius que sofreu falta quando marcaria o gol. No tiro livre dos sete metros empatou em 25 a 25. Na prorrogação os dois times entraram pilhados em quadra trocando pontos. Mas no último minuto Lages, com jogador a menos, conseguiu fechar a partida em 29 a 28 com um gol quase impossível de Rafael Prado. Deixando Itajaí em segundo lugar, no fim da competição.

No feminino, a equipe conquistou o segundo lugar com 8 pontos após perder para Blumenau, equipe campeã com 13 pontos finais.

O judô fez história. As equipes masculina e feminina de Itajaí consagraram-se campeã nas duas categorias. O feminino somou 13 pontos com vitória para as atletas: Helena Oliveira, categoria ligeiro 36kg a 40kg; Maria Germiniani, meio – médio –48kg a 53kg; Ana Cardoso, meio – pesado – 58kg a 64kg e Tiffany Weinfurter no pesado acima de 64kg. O masculino, também somou oito pontos. Os judocas campeões foram Lucas Lacerda no meio – leve – 40kg a 44kg e Gabriel Pio, leve – 44kg a 48kg.

Finalizando as modalidades classificadas, o karatê masculino ficou com a medalha de prata, perdendo apenas para Joinville, campeão da modalidade.

O boletim final está disponível em download abaixo da matéria.

Informações Adicionais:

FMEL