Anunciados os vencedores dos concursos de Fotografia e Poesia

Somente profissionais da rede municipal de ensino participaram
Data de inclusão: 10/10/2017 15:55

Na noite de ontem (9), no auditório superior da Secretaria Municipal de Educação (SME), foram anunciados os nomes dos vencedores dos concursos Fotográfico “Olhares sobre a Infância” e o de Poesia “Ser Criança: Em Prosa e Verso”. A promoção foi da Diretoria de Educação Infantil da SME e participaram servidores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de Itajaí.

O objetivo foi incentivar os profissionais da Educação, a fotografarem os eventos realizados nas escolas da rede municipal de ensino e a arte de fazer poesias. Participaram professores, agentes em atividades de Educação, agentes de apoio em educação especial. Para o concurso de poesia também os supervisores escolares. Cada participante pôde inscrever apenas uma foto ou uma poesia.

Para concurso fotográfico foram 142 inscrições. As fotos foram analisadas por três profissionais da área: Daniela Felício, fotógrafa autônoma, Marco Porto, da Prefeitura de Itajaí e Evandro Tomazoni, proprietário do Studio Digital. Já o concurso de poesias foram 42 os inscritos. Dois poetas de Itajaí, Céres Felski e Hang Ferrero escolheram as três melhores poesias.

O vice-prefeito de Itajaí, Marcelo Sodré, que esteve representando o prefeito Volnei Morastoni, elogiou a iniciativa da Secretaria de Educação ao realizar estes concursos. “Quem sabe não possamos registrar este projeto em um livro? Estaremos trabalhando neste sentido”, prometeu.

Vencedores

Na categoria fotografia os vencedores foram:
1ª Colocada: Pequenos Gestos, Grande Efeitos. Autora: Marisa Siqueira Ramos (Centro de Educação Infantil Mariana Graciola).
2ª Colocada: Registro de Saberes. Autora: Síntia Nara dos Santos da Silveira (Centro de Educação Infantil Ana da Silva Fontes).
3ª Colocada: A Magia Existe. Autora: Angelina de Souza Vieira (Centro de Educação Infantil Vereador Otávio Cesário Pereira).

Na categoria poesia:
1ª Colocada: Cores e Rabiscos. Autora: Neusa Aparecida Gonçalves da Silva (Centro de Educação Infantil Norma Neves Tabalipa).
2ª Colocada: Nariz Escorrendo. Autora: Kátia Ana Cardoso (Centro de Educação Infantil Cândida Vargas).
3ª Colocada: Minha Inocente Infância – Autora: Ana Paula Takahashi de Arruda (Centro de Educação Infantil Luiz Orsi Júnior).

POESIA VENCEDORA

1º LUGAR

Cores e rabiscos

Numa folha em brando

Eu tento escrever meu nome

Em meio a um sobe e desce

As letrinhas até aparecem

Como uma criança eu fico

Em meio à segurança

Então faço muitos risquinhos

Cheio de esperanças

Entre uma brincadeira e outra

Eu monto meu quebra cabeça

As peças são cheias de voltas

Como formato de borboleta

Pego as cores, vou misturando

Feito uma aquarela sem fim

Tudo em volta é colorido

Como borboleta no jardim

Sei que sou muito pequeno

E só penso em brincar

Corro, pulo, sou bem forte

E meus caminhos vou trilhar.

Autora: Neusa Aparecida Gonçalves da Silva

CEI Norma Neves Tabalipa