Escola da Inteligência promove Workshop

Durante três dias, profissionais das unidades que desenvolvem o programa estiveram reunidos no auditório da Secretaria de Educação
Data de inclusão: 05/10/2017 16:37

De 2 a 4 de outubro, aconteceu no auditório Professor Dr. Luiz Carlos Schmitt de Carvalho, na Secretaria Municipal de Educação (SME) o 1º Workshop da Escola da Inteligência. Participaram profissionais das 14 escolas municipais que aplicam este programa, envolvendo toda a equipe.

“O Workshop teve como objetivo, unir toda equipe das Escolas Básica e Centros de Educação Infantil, para discutir coletivamente, sobre o fortalecimento dos vínculos e deixar o nosso “Eu” mais forte”, explicou a Coordenadora do projeto, Kátia de Souza.

A Escola da Inteligência foi implantada pensando em melhorar o relacionamento entre professores, alunos e familiares. “Os resultados são surpreendentes. Neste pouco tempo já notamos sensível melhora. Temos exemplos chocantes de alunos que estavam cheios de problemas e hoje já apresentam resultados significativos”, comemora Kátia de Souza.

O prefeito Volnei Morastoni abriu os trabalhos no primeiro dia do Workshop, agradecendo o empenho de toda a equipe, “Hoje a Escola da Inteligência tem 100% de aceitação em sala aula pelos professores e alunos”, falou.
O vice-prefeito Marcelo Sodré participou do último dia do workshop e elogiou o programa. “Temos acompanhado a evolução que os alunos, professores e pais vem apresentando. Para o próximo ano, é intenção da nossa administração, no mínimo, dobrar o número de escolas. Quem sabe até o final de nosso mandato, possamos estar com programa em toda rede municipal de ensino”, falou Sodré.

Escola da Inteligência

A proposta, desenvolvida pelo psiquiatra, escritor e pesquisador Augusto Cury busca o desenvolvimento da inteligência, da saúde emocional e da construção de relações saudáveis. Um dos raros programas no mundo de gestão da emoção, para que os estudantes possam se tornar autores da sua própria história.

A metodologia da Escola da Inteligência é compreendida como uma ferramenta essencial e benéfica nas diferentes etapas do ensino. Promove a melhoria do rendimento escolar e do aprendizado, desenvolvendo habilidades para construir relações saudáveis e postura empreendedora e criativa.

Os livros do Programa Escola da Inteligência são estruturados em etapas, de acordo com o ano escolar, com o objetivo de contribuir, por meio da formação continuada, o desenvolvimento dos aspectos emocionais e cognitivos, da personalidade e do caráter, da qualidade de vida e da socialização do professor, aluno e das famílias, utilizando-se do ambiente sócio escolar e do seu entorno na formação da inteligência, da saúde psíquica e relacional de todos os envolvidos.

O material da Escola da Inteligência desenvolve os aspectos preventivos com foco na esfera educacional, trabalhando a autoconsciência, o mapeamento emocional, a autoimagem positiva, a autoestima elevada, a automotivação, a determinação, redução do estresse, potencialização do processo de aprendizagem, e social, desenvolvendo os aspectos preventivos como: violência, bullying, consumo de drogas, administração de conflitos, intolerância, depressão, sexualidade e gravidez precoce, doença sexualmente transmissível, entre outros.

Os livros e materiais didáticos da Escola da Inteligência, objetivam levar às instituições escolares que atendem crianças, jovens e adultos, não somente o respaldo teórico sobre a importância das competências sócios emocionais, para a saúde emocional dos profissionais da educação, alunos, pais ou responsáveis. Mas também, apresenta as possibilidades de como realizar este trabalho de maneira lúdica, prazerosa, reflexiva e produtiva, do ponto de vista individual e coletivo.

Autor
Dr. Augusto Cury é psiquiatra e pesquisador. Foi considerado o escritor mais lido da década no Brasil, e autor da teoria da Inteligência Multifocal, que é objeto de doutorado e mestrado nos EUA e Europa.

Paulo Camisotti (Assessor de Imprensa)

(47) 3249-3346

Escola da Inteligência promove Workshop