Secretaria de Saúde de Itajaí presta contas do 2º quadrimestre de 2017

Relatório detalhado com ações, indicadores e balanço financeiro foi apresentado em audiência pública
Data de inclusão: 05/10/2017 11:02

A Secretaria de Saúde de Itajaí prestou contas, em audiência pública realizada na quarta-feira (4), sobre as ações desenvolvidas durante o 2º quadrimestre de 2017, referente aos meses de maio a agosto. A apresentação do relatório detalhado de gestão ocorreu na Câmara de Vereadores de Itajaí com a presença de parlamentares, servidores da Secretaria, membros do Conselho Municipal de Saúde (Comusa) e comunidade.

Prevista na Lei complementar 141/2012 e na portaria ministerial 575/2012 (SARGSUS), a apresentação do Relatório Quadrimestral contou com balanço financeiro do período, indicadores de saúde e ações desenvolvidas pela Secretaria. “Conforme o Ministério da Saúde, dos 23 indicadores apresentados, o município possui resultados acima da média nacional em 20 deles”, destacou a enfermeira do planejamento da Secretaria, Mirela Corrêa.

No balanço financeiro, o diretor do Fundo Municipal de Saúde, Jairo Santos, apresentou os números do quadrimestre e explicou como são calculados. Até agosto, o município já aplicou em Saúde R$ 96.052.970,39, totalizando 21,35% da arrecadação. Além disso, foram arrecadados no período um total de R$ 182.078.985,03, contabilizando recursos próprios, da União e do Estado. Desse montante, o município foi quem mais contribuiu com 53%, seguido pela União com 45% e pelo Estado com 2%. O baixo percentual repassado pelo Estado foi, inclusive, motivo de crítica dos parlamentares presentes na audiência pública.

As despesas também foram mostradas no relatório: até agosto foram gastos R$ 174.731.282,90 pelo Fundo Municipal de Saúde, sendo que os maiores investimentos foram na Média e Alta Complexidade (48%) e na Atenção Básica (42%).

Avanço nos indicadores

Já em relação aos indicadores pactuados pelo município, houve avanços em várias áreas e muitos deles também se mantiveram bons. A Secretaria de Saúde aumentou a quantidade de testes rápidos realizados contra Sífilis, HIV e Hepatites, também conseguiu elevar a razão de exames citopatológicos do colo do útero e de mamografias de rastreamento.

“Tivemos importantes avanços nesse quadrimestre e acreditamos que no próximo iremos melhorar ainda mais esses dados. Agradeço a toda equipe da Secretaria de Saúde que tem se dedicado diuturnamente para alcançarmos as metas propostas”, afirmou o secretário de Saúde de Itajaí, Celso Luiz Dellagiustina.

Após a apresentação do 2º Relatório Quadrimestral de 2017, o público presente na audiência pôde fazer perguntas, críticas e sugestões à administração sobre os dados mostrados. O relatório apresentado na Câmara está disponível para download no fim da página.

Secretaria de Saúde de Itajaí

Maikeli Alves