Projeto de Itajaí é premiado em concurso internacional de saúde

GraduaSUS, realizado em parceria pela Secretaria de Saúde e Univali, foi o primeiro colocado na categoria Educação para Saúde com Enfoque Integral
Data de inclusão: 28/09/2017 15:07

O projeto GraduaSUS, realizado em parceria pela Secretaria de Saúde de Itajaí e Universidade do Vale do Itajaí (Univali), recebeu reconhecimento internacional no Concurso de Experiências Significativas en Promoción de la Salud en la Región de las Américas. A iniciativa, que permite a imersão dos alunos no Sistema Único de Saúde (SUS), foi a primeira colocada na categoria Educação para Saúde com Enfoque Integral. A premiação internacional é promovida pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPS) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O concurso recebeu 464 propostas de instituições brasileiras e de outros países, como Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Peru e Porto Rico. Ao todo, 13 projetos de destaque foram selecionados para o prêmio, que tem como objetivo reconhecer e difundir atividades de promoção de saúde com enfoque na construção do conhecimento.

A coordenadora do GraduaSUS na Secretaria de Saúde de Itajaí, enfermeira Ana Paola Bonatti Duarte de Medeiros, acredita que o reconhecimento do projeto seja fruto do trabalho que é desenvolvido em Itajaí e vai além do proposto. “O GraduaSUS possibilita que os acadêmicos do Centro de Ciências da Saúde da Univali conheçam a realidade do Sistema Único de Saúde, entendendo seu funcionamento e se envolvendo nos serviços. Com isso, eles conseguem perceber com um olhar diferenciado a importância do SUS e de que forma está organizado”, afirma.

O projeto iniciou em 2016 e permite a participação de acadêmicos do 1º ao 4º período dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia da Univali. A iniciativa promove ainda a interdisciplinaridade e possibilita a vivência do aprendizado nos cenários de prática do SUS.

O GraduaSUS foi inscrito no concurso pela Univali sob o título de "Reorientação da formação dos profissionais da saúde com foco na integralidade" na categoria Universidades e Instituições de Educação Superior. As instituições premiadas receberão reconhecimento emitido pela OPS e um resumo das experiências vencedoras será publicado, a partir de outubro, no site da entidade e em todas as redes de instituições que pertencem à coordenação do concurso.

___________________________
Informações adicionais: