Nesta terça-feira é comemorado o Dia Nacional do Surdo

CEMESPI e Programa do Paradesporto atendem os Deficientes Auditivos em Itajaí
Data de inclusão: 26/09/2017 11:25

Nesta terça-feira (26) é comemorado o Dia Nacional do Surdo. Em Itajaí, o Centro Municipal de Educação Alternativa de Itajaí (CEMESPI) realiza o trabalho de atender estudantes da rede pública no contra turno escolar, e entre eles, alunos com deficiência auditiva.

No CEMESPI, o Deficiente Auditivo recebe auxílio dos intérpretes para se comunicar melhor com a sociedade e até entender o que está acontecendo no mundo. São atendidas, atualmente, 304 crianças. Os participantes do programa têm atendimentos de fonoaudiologia, fisioterapia e ensino de língua de sinais. A duração de cada encontro é de 45 minutos.

Além disso, o Município disponibiliza o apoio realizado pelo Programa de Paradesporto da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL) que incentivam e treinam os paratletas para representarem o Município em competições, como os Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc).

O Dia Nacional dos Surdos foi instituído por lei em 2008, sendo escolhida esta data porque o dia 26 de setembro marca a inauguração da primeira escola para deficientes auditivos no Brasil em 1857.

_______________________
Informações adicionais: