Palestra discute ações do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil

Membros do Desenvolvimento Social, ONGs e entidades participaram de evento
Data de inclusão: 25/09/2017 16:40

Uma palestra discutiu ações sobre o Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (PETI) com os membros da Secretaria de Desenvolvimento Social, Organizações Não Governamentais (ONGs) e entidades do município, na tarde desta segunda-feira (25), no Auditório da Secretaria Municipal de Educação.

Organizado pelo PETI, o evento contou também com o sociólogo Guilherme Cechelero que alertou sobre a identificação de problemas vividos pelas crianças, além de trazer um breve histórico sobre como o tema vem sendo tratado ao longo de décadas. “Abuso e trabalho infantil são camuflados. Você não vai enxergar facilmente”, destacou.

Denúncias podem ser feitas diretamente no Disque 100, Conselho Tutelar ou Ministério Público. Após o recebimento da denúncia, o CREAS aborda à família, presta a atenção de assistência social necessária e indica ferramentas para acabar com o trabalho infantil.

A coordenadora do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil, Viviane Leila Martins, lembrou que o programa está na ativa há 15 anos no município e a ideia de encontros como esse são motivados para que todos os órgãos envolvidos na assistência ou abordagem social às crianças possam saber identificar e encaminhar para o local correto.

“Nosso trabalho é articular com as abordagens. Estamos na ativa há muito tempo e muita gente não sabe o propósito. Nosso trabalho é explicar, como estamos fazendo hoje. Atualmente, em Itajaí, não temos constatado trabalho infantil”, enfatizou a coordenadora Viviane Leila Martins.

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social

Palestra discute ações do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil