Revisão do IPTU garante até 25% de desconto para quem estiver em dia e pagar à vista

Data de inclusão: 25/09/2017 15:54

Quem pagar em dia o IPTU em 2017 poderá somar até 25% de desconto no imposto do próximo ano. A Secretaria da Fazenda ressalta que quem está em dia com o fisco recebe, automaticamente, 10% de abatimento na próxima cobrança. Além disso, é possível ganhar mais 15% de desconto com pagamentos à vista - opção escolhida por 70% dos contribuintes neste ano.

Com a proposta de revisão da planta genérica de valores, documento base para o cálculo do IPTU, e as opções de desconto no pagamento, os contribuintes poderão zerar a proposta de reajuste que não deve ultrapassar 20% para imóveis não edificados (terrenos) e 15% para imóveis edificados.

Segundo dados da Secretaria da Fazenda, 70% dos contribuintes optaram pelo pagamento à vista do IPTU neste ano. Eles ganharam 15% de desconto pelo pagamento até o dia 15 de fevereiro e 10% até 15 de março. A regra se mantém para 2018, além do benefício de 10% de desconto pela quitação pontual neste ano.

O valor arrecadado com o IPTU é extremamente importante para o desenvolvimento do município, sendo que 25% são destinados à educação, 15% à saúde e 60% são aplicados em outras áreas essenciais.

De acordo com o chefe de gabinete Wagner Lucio Souza, o Código Tributário Municipal prevê que as plantas de valores genéricos devem ser revisadas em até quatro anos. “A regularização da planta genérica é fundamental para que o município exerça justiça tributária e tenha uma arrecadação de acordo com a realidade”, pondera.

O projeto de revisão da planta genérica tramita na Câmara de Vereadores.