Município realiza limpeza emergencial em terreno na Vila Operária

Proprietário do imóvel foi multado por não manter o local limpo e livre de recipientes que podem acumular água
Data de inclusão: 15/09/2017 17:28

O Município de Itajaí, por meio da Sala de Situação de Combate à Dengue, iniciou nesta sexta-feira (15) uma limpeza emergencial de um terreno com risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti. Foram retiradas do local 12 caçambas de entulho e lixo, como embalagens plásticas, garrafas, copos, entre outros itens. O proprietário do imóvel foi multado por não realizar a limpeza e ainda terá que ressarcir a prefeitura pelo serviço.

O terreno, localizado na Vila Operária, estava sendo monitorado pela Sala de Situação, que decidiu fazer a limpeza emergencial por se tratar de um local de grande circulação de pessoas e com risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue. Antes disso, o município já havia intimado o responsável pelo imóvel para fazer a limpeza, o que não ocorreu.

Além do acúmulo de lixo, o terreno abrigava parte de uma antiga edificação que vinha sendo utilizada por moradores de rua. Nesta semana, o local pegou fogo e os Bombeiros tiveram que ser acionados para conter o incêndio. A estrutura que restava foi demolida para evitar novas ocorrências. “Estava complicado. Além da sujeira, os moradores de rua pulavam o muro da minha casa para furtar bicicleta, cortador de grama, carregador de bateria e outras coisas. Eu agradeço o prefeito por estar fazendo esse serviço, porque o dono não fez nada até agora”, comenta o morador do bairro Heinz Strowitzki.

De acordo com o coordenador do Programa de Combate à Dengue, Lúcio Vieira, cerca de 20 imóveis abandonados estão em situação parecida no município, além dos casos em que a população joga lixo nos terrenos baldios. “É um problema recorrente que só vai acabar se a população se conscientizar e não jogar lixo nesses locais. Desde o início do ano a Sala de Situação está executando ações para minimizar o risco de proliferação do Aedes aegytpti, mas cada um precisa fazer a sua parte”, afirma.

Somente em 2017, os agentes de endemias do município realizaram 208.125 visitas em residências, comércios, terrenos baldios, armadilhas e pontos estratégicos. Também foram feitas limpezas em seis casas de acumuladores de materiais e em quatro imóveis abandonados. A ação desta sexta-feira teve apoio das Secretarias de Obras, Saúde, Habitação, Codetran e Defesa Civil. A limpeza do local será concluída na segunda-feira.

_________________________________
Informações adicionais: