Segunda oficina do Planejamento Estratégico reúne lideranças para debater futuro de Itajaí

Data de inclusão: 29/08/2017 11:43

O Planejamento Estratégico do Município de Itajaí – PEMI 2040 avança para mais uma etapa de oficinas participativas. Na noite desta segunda-feira (28), o segundo encontro foi realizado na Univali e reuniu mais de 50 lideranças, entre empresários, estudantes, sindicalistas, vereadores e secretários municipais para definirem metas de desenvolvimento da cidade. As discussões foram orientadas em cinco eixos: Educação, Econômico, Meio Ambiente, Saúde e Bem-Estar Social e Serviços e Infraestrutura.

O Planejamento Estratégico visa apontar ações necessárias para o desenvolvimento de uma Itajaí mais sustentável, inteligente e com justiça social. As lideranças são dividas em grupos para debaterem os cinco eixos temáticos. “Estamos desenvolvendo um projeto de cidade que vai além de um governo. É a cidade planejada para nossos filhos e netos com a contribuição de representantes de toda a sociedade”, destacou o prefeito Volnei Morastoni.

Os trabalhos são desenvolvidos em parceria com a Univali. De acordo com o vice-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Carlos Alberto Tomelin, o planejamento é uma ferramenta extremamente importante em todas as governanças, sejam elas públicas ou privadas. “Esse trabalho faz com que pensemos a cidade tanto no planejamento urbano quanto no planejamento estratégico. Para no presente para pensar o futuro, sem deixar de visitar o passado para identificar quais as práticas que não deram certo”, avalia.

A primeira oficina foi realizada no dia 22 e ainda restam outras quatro. O próximo encontro do Planejamento Estratégico será dia 04 de setembro na Câmara de Vereadores de Itajaí, às 19h30, para a qual foram convidadas outras lideranças do município para debater os eixos temáticos.

Ao final desta etapa, os materiais coletados durante as oficinas nortearão a elaboração do PEMI 2040.

Alcides Volpato

Secretaria Municipal de Comunicação Social