Participação feminina na política é tema de formação de conselheiras

Data de inclusão: 25/08/2017 16:12

Discutir a participação de mulheres em locais de poder. Essa foi uma das pautas abordadas durante a Formação do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Itajaí, que aconteceu na tarde dessa sexta-feira (25), no Auditório da Prefeitura Municipal de Itajaí.

O evento teve três palestrantes, entre elas, a deputada federal e representante da Coordenação Nacional da União Brasileira de Mulheres, Ângela Albino. “Precisamos ocupar espaços de poder para garantir a equidade entre homens e mulheres”, comentou a deputada.

O prefeito Volnei Morastoni comentou da importância do encontro. “Essa é uma luta de todas as pessoas para uma sociedade melhor, mais justa e mais humana. Temos o compromisso, como Governo, de implementar políticas públicas sugeridas pelo Conselho da Mulher.”, completou.

O público-alvo da Formação foram gestores, orientadores, conselheiros e entidades parceiras. Além da palestra da deputada Ângela, a tarde teve também a Professora Regina de Jesus, secretária executiva do Grupo Mariama, que abordou o tema gênero.

A coordenadora do Centro de Referência Especializada de Assistência Social, Danielle Sobreira, encerrou o encontro com a palestra “Sexualidade e a Prevenção do Abuso Sexual na Infância e Adolescência”.

A Formação foi organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Itajaí, em parceria com a Secretaria de Educação e Secretaria de Desenvolvimento Social.

Participação feminina na política brasileira

A palestrante Ângela Albino trouxe dados sobre a participação feminina na política brasileira. “Não estamos falando sobre partidos políticos, mas sobre a importância de ocupar esses espaços para nos sentirmos protagonistas da história”, explicou.

Na eleição de 2014, das 513 cadeiras na Câmara de Deputados, apenas 51 foram ocupadas por mulheres, que representam 52% da população brasileira. O Brasil está em 154º posição no ranking que mede a participação de mulheres no Congresso.

“Estamos, então, em um dos piores locais do mundo em relação a participação feminina na política.”, completou.

Secretaria de Desenvolvimento Social

Participação feminina na política é tema de formação de conselheiras