Secretaria de Educação abre a Semana de Valorização das Diferenças

Programação discute temas como sexualidade, deficiências, preconceitos, paradesporto e terapias
Data de inclusão: 21/08/2017 18:19

Até a próxima segunda-feira (28), acontece em Itajaí a Semana de Valorização das Diferenças. A abertura ocorreu hoje (21) no Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira (Parque da Marejada). A partir de amanhã, no auditório superior na Secretaria Municipal de Educação (SME), ocorrerá palestras que discutirá temas como: sexualidade, deficiências, preconceitos, paradesporto, terapias, entre outros.

O vice-prefeito Marcelo Sodré, que representou o prefeito Volnei Morastoni, falou sobre a importância da realização de eventos que melhorem, cada vez mais, o atendimento que o município presta às pessoas que necessitam de tratamento especial. “Temos certeza que Itajaí vai ser um exemplo para outras cidades e para o país”, falou.

A Semana da Pessoa com Deficiência existe desde 2004, mas este ano as ações foram ampliadas para rede municipal de ensino de Itajaí, com a criação da 1ª Semana de Valorização das Diferenças, que aconteceu de 14 a 18 de agosto nas escolas, segue de 21 a 28 em âmbito municipal.

A programação conta com 12 palestras. “Estaremos trabalhando a valorização das diferenças, com temas sobre a sexualidade da pessoa com deficiência, palestras sobre autismo e sobre o desenvolvimento da linguagem, além de socialização de trabalhos e pesquisas executadas em nossa rede por mestrando e doutorandos”, explicou Ronan Adinael Pinheiro, supervisor de Educação Especial da SME.

Durante a cerimônia de abertura aconteceu apresentações artísticas de alunos da Associação para o Desenvolvimento Artístico Cultural e Ocupacional do Portador de Necessidades Especiais -ADACO/OFEARTE, e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais –APAE.

As palestras começam amanhã, terça-feira (22), das 9 h às 12h, no auditório da SME, quando a psicopedagoga Maria Luiza Bernardi Alexandre, e as psicólogas Rúbia Branco Hildebrando, Graciele Aparecida Gomes e Carlize Dias farão palestras sobre “A Sexualidade da Pessoa com Deficiência”,.

As inscrições para as palestras podem ser feitas no site educacao.itajai.sc.gov.br, acessar o link SERVIDOR, INTRANET (acesso), formação continuada e preencher a ficha de inscrição.

Paulo Camisotti (Assessor de Imprensa)
(47) 3249-3346

Secretaria de Educação abre a Semana de Valorização das Diferenças