Município capacita profissionais de saúde para abordar sexualidade nas escolas

Projeto trabalha temas como autoestima, valorização do corpo, sentimentos da adolescência, relacionamentos, perspectiva de futuro, entre outros
Data de inclusão: 21/08/2017 08:42

Médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde do município foram capacitados para abordar a sexualidade nas escolas. O treinamento tem como objetivo apresentar estratégias e materiais para que os profissionais de saúde possam trabalhar o assunto em sala de aula. A ação tem parceria com a Secretaria de Educação.

Participaram do encerramento da capacitação, nesta sexta-feira (18), servidores das unidades de saúde da Fazenda, Nossa Senhora das Graças, São Vicente, Praia Brava, Itaipava, Rio Bonito, Murta e Cidade Nova II, que já estão realizando trabalhos em escolas municipais. O grupo relatou a experiência com os alunos durante os meses de capacitação, as dificuldades e os aprendizados.

“Foi uma experiência muito rica, porque fazíamos algumas ações sobre sexualidade, porém não havia um espaço específico para trabalhar esse assunto nas escolas. Os alunos foram muito receptivos e foi um trabalho que toda equipe participou”, conta a médica da Estratégia Saúde da Família da Fazenda, Maria Elisabeth Corrêa Farias.

O treinamento faz parte do Projeto Sexualidade nas Escolas, desenvolvido pela Gerência de IST/AIDS/HV do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. A ação orienta os profissionais para abordar oito temas com os adolescentes: valorização do corpo, autoestima, sentimentos da adolescência, relacionamentos afetivos, cuidados com o corpo, mídia, perspectiva de futuro e sexualidade.

“Estudos mostram que informações corretas sobre corpo e sexualidade tornam as crianças e os adolescentes menos vulneráveis ao abuso sexual, às infecções sexualmente transmissíveis e à gravidez precoce, além de facilitar a busca por ajuda e esclarecimentos”, explicam a pedagoga Edna dos Santos Carvalho Laverde e a psicóloga Micaela Silveira, que desenvolvem o Projeto Sexualidade nas Escolas.

Secretaria de Saúde de Itajaí

Maikeli Alves