Município de Itajaí ouvirá lideranças para definir planejamento

Seis oficinas reunirão 400 pessoas para auxiliar no Planejamento Estratégico do Município de Itajaí – PEMI
Data de inclusão: 18/08/2017 11:49

O Planejamento Estratégico do Município de Itajaí – PEMI 2040 – inicia uma nova fase em busca de uma cidade mais inteligente, sustentável e com justiça social a partir da terça-feira (22). No auditório inferior da Secretaria Municipal de Educação, a partir das 19h30, lideranças itajaienses se reunirão em uma oficina para discutir o futuro do município. Essa será a primeira das seis oficinas agendadas pelo PEMI 2040 que prometem reunir quase 400 pessoas para os debates.

As oficinas do Planejamento Estratégico reunirão nos próximos dias 22 e 28 de agosto e 4, 11, 18 e 25 de setembro grupos para definir ideias de desenvolvimento para o futuro de Itajaí. Serão seis reuniões com mais de 60 lideranças, divididas em oito grupos. Estarão presentes representantes de todos os segmentos da sociedade desde empresários, conselheiros, servidores públicos, sindicalistas, comunicadores e jornalistas dos veículos da cidade. Até líderes de todas as siglas partidárias, líderes de diferentes confissões religiosas, professores, vereadores, secretários municipais e líderes das associações de bairros.

São lideranças como Ernando João Alves Júnior, 33 anos, natural de Itajaí e presidente do Sindicato dos Arrumadores de Itajaí. O sindicalista estará na primeira oficina nesta terça (22) e ele espera “que o governo ouvindo as nossas propostas também as coloque em prática”. “Recebi esse convite através da entidade, meu sentimento é de representar o nosso trabalhador: serei a voz deles”, comenta Alves Júnior. O presidente do Sindicato dos Arrumadores de Itajaí confirma a importância do planejamento e avalia que a iniciativa dará bons frutos.

O Prefeito Volnei Morastoni acredita na participação e pluralidade das oficinas e em todas as etapas do PEMI 2040. “Com o envolvimento de todos, o PEMI 2040 não vai apenas definir metas, mas contribuir com a execução de todas elas”. Morastoni avalia que o “planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro das decisões presentes”.

As Oficinas do Planejamento Estratégico de Itajaí consistem na nova fase do processo iniciado em novembro e dezembro de 2016 com necessidade de se planejar a cidade e dar maior efetividade aos serviços públicos. Em todas as etapas, já foram realizadas 1411 entrevistas, analisados 235 processo operacionais, além da promoção de três rodas de conversa e dois seminários. Dentre as ações, estão as prestações de conta dos primeiros 60 e 100 dias de governo.
Informações Adicionais:

Secretaria Municipal de Comunicação Social