Educação promoveu o 1º Encontro dos Conselhos Escolares

Evento discutiu a função dos conselhos para melhorar a qualidade do ensino
Data de inclusão: 11/08/2017 15:59

Na noite de ontem (10), no auditório do Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira (Parque da Marejada), a Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou o 1º Encontro dos Conselhos Escolares da Rede Municipal de Ensino de Itajaí.

A Secretária de Educação, Elisete Furtado Cardoso, destacou o papel destes conselhos. “É um dos órgãos colegiados fundamentais para o bom funcionamento da escola, com função deliberativa, consultiva, fiscalizadora, mobilizadora e pedagógica”.

O prefeito Volnei Morastoni, disse que os conselhos são importantes tanto do ponto de vista administrativo, quanto no pedagógico, acrescentando que eles contribuem para a qualidade da Educação. “Eles exercem um papel fundamental para que possamos ter uma escola cada vez melhor”, falou.

A professora Elenice Maria Furtado da Silva, diretora da Escola Básica Aníbal César, fez uma palestra explicando todo o funcionamento dos conselhos, suas as atribuições e importância para as escolas. “Os conselhos, se tiverem uma atuação eficiente, podem contribuir muito para a melhoria das escolas”, destacou.

O Conselho é composto por pais, professores, funcionários das escolas e alunos, cujo objetivo é promover a qualidade do ensino. “Ele permite organizar planos, metas e projetos escolares”, destacou Rudnéia Schuller, supervisora de gestão compartilhada, da Diretoria de Educação Integral e Ações Educativas.

Outra função do Conselho é definir o plano de aplicação de recurso, e normas para a prestação de contas, de acordo com as atribuições definidas pelo município. “O Conselho Escolar é de extrema importância para contribuir com o processo de implantação de autonomia na escola, de forma que cada comunidade possa tratar de seus problemas”, garantiu Rudnéia Schuller.

___________________________
Informações adicionais: