Censo Agropecuário 2017 visitará 292 estabelecimentos em Itajaí

Primeira reunião da Comissão Municipal de Geografia e Estatística aconteceu nessa sexta-feira (11)
Data de inclusão: 11/08/2017 14:29

O Censo Agropecuário 2017, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), visitará cerca 292 estabelecimentos em Itajaí. Essa estimativa foi feita a partir de uma pesquisa prévia, porém mais locais poderão receber um recenseador durante o processo de recolhimento de dados.

A primeira reunião da Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE) aconteceu nessa sexta-feira (11) e discutiu o processo de coleta de informações, que será realizada durante cinco meses, a partir de outubro desse ano. O encontro teve a presença de representantes do IBGE, Câmara de Vereadores, Secretaria de Pesca, Secretaria de Agricultura, FAMAI, EPAGRI, Polícia Militar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e CIDASC.

Itajaí é um ponto estratégico no Censo Agropecuário, já que terá um posto de coleta responsável em dar suporte a outras dez cidades da região – Balneário Camboriú, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itapema, Navegantes, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo e Luiz Alves.

Durante a reunião, foi estabelecida a parceria entre o IBGE e o Município de Itajaí, que fornecerá suporte para os recenseadores do Instituto. Além de auxiliar com estrutura física, o Município também se propôs a ajudar no contato com os estabelecimentos agropecuários.

Censo Agropecuário 2017

O Censo Agropecuário 2017 é a única pesquisa que vai a todos os estabelecimentos agropecuários do país. O objetivo é obter informações de cada produtor (agricultura familiar ou de grande porte) sobre o quê, onde, quanto e como produz. O último Censo aconteceu em 2007.

Os dados coletados pelo IBGE transformam-se em estatísticas importantes para dimensionar os níveis de produção de alimentos e da criação animal, as áreas cultiváveis, para contar e conhecer melhor os trabalhadores rurais e servirão para planejar e definir políticas públicas mais adequadas a esse importante setor da economia.

_____________________________

Informações Adicionais