11ª Conferência de Assistência Social debate propostas para aprimorar o serviço no município

Data de inclusão: 26/07/2017 17:38

Colocar o usuário no foco do debate foi um dos objetivos da 11ª Conferência Municipal de Assistência Social. O encontro destinado às entidades, ONGs e usuários de serviços de assistencial social reuniu na terça-feira (25) e quarta-feira (26) cerca de 300 pessoas. Na ocasião foram debatidas propostas para aprimorar o serviço viabilizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, além dos resultados que posteriormente podem ser obtidos.

Durante a manhã desta quarta-feira (26), o Prefeito Volnei Morastoni acompanhou a abertura do segundo dia de conferência e ressaltou a importância do serviço para o acolhimento das pessoas. “Que essa conferência possa resultar em melhorias na nossa política de assistência social, beneficiando os cidadãos que precisam desse auxílio tão importante”.

Nos dois dias de evento foram debatidos quatro temas: Eixo 1 - A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão de direitos socioassistenciais; Eixo 2 – Gestão democrática e Controle Social: o lugar da sociedade civil no SUAS; Eixo 3 – Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantis de direitos socioassistenciais e por fim, o Eixo 4 – A legislação como instrumento de uma gestão de compromissos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Dentro desses temas, diversas propostas advindas dos serviços fornecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social, como CREAS e CRAS, entraram na pauta da conferência. Criação de fórum para usuários da política de assistência social, implantação de mais cinco CRAS espalhados por outros bairros do município e reativação do Centro POP com equipe composta por meio de processo seletivo foram algumas das propostas votadas, e que serão levadas para a secretaria para que sejam debatidas em conferências estaduais e nacionais.

A usuária do CRAS, Luciana Fernandes, 44 anos, acredita que o encontro está dando mais atenção aquilo que ela e pessoas que participam dos serviços necessitam. Já a representante do Lar Padre Jacó - uma das entidades participante -, acredita que depois das propostas em prática, a política de assistência social ganhará mais força. “É uma oportunidade para levar a voz dos usuários e reivindicar melhores condições já que traz melhorias para as comunidades menos favorecidadas”, ressalta.

A conferência de assistência social é realizada a cada quatro anos para saber o que está sendo feito, o que foi trabalhado e para criar novos objetivos a serem realizados nos próximos anos. “A 11ª Conferência serve para fortalecer as políticas garantindo os direitos já conquistados”, explica a Secretaria do Desenvolvimento Social, Neusa Maria Vieira Girardi.

Desenvolvimento Social