Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Marinha autoriza troca de sinalização náutica do Complexo Portuário

Data de inclusão: 24/07/2017 18:08

Para garantir a segurança da navegação e a continuidade das obras da Bacia de Evolução, a Marinha do Brasil autorizou provisoriamente a troca de sinalização náutica do Complexo Portuário de Itajaí. Quatro faroletes serão substituídos por bóias luminosas. As obras que vão permitir a entrada de navios de até 366 metros seguem em ritmo acelerado e primeira etapa deve ser entregue em abril de 2018.

Com a troca de sinalização, será possível dar sequência às obras no segundo semestre. De acordo com o superintendente do Porto de Itajaí, Marcelo Werner Salles, os faróis que ainda hoje estão no canal de acesso são da década de 1960 e se tornaram obsoletos no que diz respeito à qualidade e à funcionalidade.

“Estamos projetando até o final da obra, estudos e treinos para as equipes de praticagem para que seja implantado em definitivo um novo sistema de sinalização. Nosso objetivo principal é a adequação para recebermos navios de grande porte”, reforça o superintendente.

Neste momento, as equipes trabalham no molhe norte, do lado de Navegantes, na remoção de pedras para modelar e construir o molhe do cabeço. As pedras retiradas serão reutilizadas para construir o novo molhe e estruturar o molhe da Marina. Todos os guias correntes localizados nos molhes transversais já foram retirados e as pedras foram depositadas no “bota fora”, localizado no bairro Pedreiras, em Navegantes.

O efetivo diário conta com o revezamento de 65 trabalhadores que dispõem de maquinários pesados para esta modalidade de serviço como: guindastes (02), retroescavadeiras de braço longo 22 metros (04), caminhões basculantes e pipa (04), draga de sucção e recalque tipo CUTTER (01), draga de capacidade de carga e bombeamento tipo HOPPER, Flutuantes/balsa (02).

DIMENSÕES DA OBRA

- Investimentos aproximados na ordem de R$ 105 milhões pelo Governo do Estado via Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIE);
- Concluídas as obras (etapas 01 e 02), o Complexo Portuário de Itajaí poderá operar com navios de até 366 metros de comprimentos e 51 metros de boca (largura);
- Para o giro de manobra dos navios, sua capacidade é de 530 metros de diâmetro e profundidade de 13 metros;
- O prazo para conclusão das obras está estipulado para abril de 2018;
- O volume estimado de pedras a ser removido é de 463.140,39 metros cúbicos (sujeito a alteração);
- Com a realocação do molhe norte, possibilitará que o canal de acesso fique com a largura de 170 metros no canal de acesso.

_________________________
Informações adicionais:
Porto de Itajaí
Luciano Sens (Assessor de Imprensa)
(47) 3341-8067

Imagens relacionadas

Marinha autoriza troca de sinalização náutica do Complexo Portuário
Marinha autoriza troca de sinalização náutica do Complexo Portuário
Marinha autoriza troca de sinalização náutica do Complexo Portuário
Marinha autoriza troca de sinalização náutica do Complexo Portuário
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí