Conservatório de Música apresenta balanço do primeiro semestre de 2017

Muita música e atividades culturais integraram os seis primeiros meses
Data de inclusão: 21/07/2017 14:35

O primeiro semestre do Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues foi de intensas atividades. Com a mudança de sede, o Conservatório voltou a ser instalado nas dependências da Casa da Cultura Dide Brandão, no coração da cidade. O prédio histórico também recebe oficinas e shows do Festival de Música de Itajaí, sendo parte da memória afetiva de todos que se relacionam com música e cultura no município.

O início das aulas do conservatório foi marcado por um grande concerto inaugural com show de professores. O evento de boas vindas buscou engajar os alunos e desejar sucesso na empreitada musical.

Em abril, o Conservatório ganhou um novo nome por meio de Lei Municipal. A instituição passou a se chamar Conservatório de Música Popular de Itajaí “Carlinhos Niehues”, em homenagem ao cantor e compositor local, que completaria 60 anos neste ano.

O semestre foi marcado também por eventos de formação complementar e pela presença dos músicos Leandro Fortes (Florianópolis), Luiz Gustavo Zago (Florianópolis) e Marcos Arquetti (Joinvile/Argentina). Eles ministraram workshops nas áreas de harmonia, performance e improvisação.

A Praça Arno Bauer, localizada entre a Casa da Cultura Dide Brandão e o Museu Histórico de Itajaí, foi tomada por música com diversas apresentações dos alunos na feira Culturada e outros eventos da Fundação Cultural de Itajaí.

Para finalizar o semestre, os alunos se apresentaram publicamente, no recital de violão e piano que lotou o salão Nobre do Museu Histórico de Itajaí, nas apresentações das práticas de conjunto, prática coletiva de violão para crianças e nas bancas de avaliação do semestre no auditório da Casa da Cultura Dide Brandão.

“Foi um período muito produtivo com eventos de formação, apresentações de alunos e a realização da primeira avaliação institucional do Conservatório. Com este material em mãos, conseguimos identificar as questões que podem ser melhoradas em termos estruturais e pedagógicos”, comenta o diretor Eliezer Patissi.

As aulas do segundo semestre retornam no dia 31 de julho. Nos dias 26 a 28 de julho estão abertas as inscrições para o curso preparatório para alunos que desejam ingressar no Conservatório na turma de 2018.

Sobre o Conservatório
O Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues é uma escola pública de formação técnica em Música que proporciona uma bolsa de estudos aos alunos contemplados. Com duração de três anos o curso oferece 11 opções de instrumentos musicais: piano, violão, contrabaixo, guitarra, bateria, percussão, canto, saxofone, flauta, trompete e trombone. Além do instrumento específico, o aluno também estuda as disciplinas prático-teóricas como: teoria musical, harmonia, rítmica, tecnologia em música, prática de conjunto, canto coral, arranjo e apreciação. Um total de 900 horas de formação.
Conservatório de Música
Elizer Patissi