Rádio Costeira realiza 2460 atendimentos no mês de junho

Estação é mantida pela Secretaria Municipal da Pesca e Aquicultura e Universidade do Vale do Itajaí
Data de inclusão: 06/07/2017 09:54

A Rádio Costeira de Itajaí divulgou o relatório com os 2460 atendimentos do mês de junho de 2017. O projeto é mantido pela Secretaria Municipal da Pesca e Aquicultura em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí para atender as embarcações nas regiões Sul e Sudeste brasileiro, com alcance desde o Chuí até o litoral do Espírito Santo para emitir boletins de previsão do tempo e avisos aos navegantes.

O relatório mensal referente a junho demonstra 726 informações sobre as embarcações trabalhando, 442 informes sobre saídas e 246 entradas na barra do Rio Itajaí-Açu, 397 transmissões relacionadas ao tempo, 166 recados referentes à empresas, 163 testes de rádios solicitados pelas embarcações, 102 transmissões de segurança para as navegações, 69 informações de atracação, duas de ancoragem, 62 recados particulares, 44 informes de navegando para pesqueiros, 17 informes sobre barcos à deriva, 17 transmissões sobre a festa dos pescadores, seis informações de problemas mecânicos e um naufrágio.

Os períodos de maior movimentação e prestação de serviço da Rádio Costeira no mês de junho foram 12h às 18h (1326 registros) e das 6h às 12h (836 registros).

A Rádio Costeira funciona 24h por dia, sete dias por semana e 365 dias e tem como metas atender toda e qualquer solicitação do trabalhador ou pescador em alto mar; atender aos familiares dos trabalhadores/pescadores; fornecer boletins de previsão meteorológica e repasse de informações meteorológicas. Além disso, também realiza apoio às embarcações e suas tripulações em qualquer adversidade com o objetivo de salva-guarda da vida humana no mar.

A movimentação da frota pesqueira pode ser acompanhada por toda a comunidade pelo site da prefeitura ww.itajai.sc.gov.br através do ícone da Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura. A emissora conta com equipamentos de frequência diferentes em VHF (canais 16 e 22) e SSB (canais 4425,60 e 5300). Os rádio operadores trabalham em regime de escala em turno de seis horas.
__________________________
Informações Adicionais: