População prestigia e faz da 9ª Festa da Tainha inesquecível

Cinco toneladas foram servidas para cerca de 15 mil pessoas neste sábado (01)
Data de inclusão: 01/07/2017 18:29

“Vai dar tainha, nêgo!”. A expressão peixeira se confirmou neste sábado (01) quando cinco toneladas do pescado foram distribuídas gratuitamente para aproximadamente 15 mil pessoas. Com 30 barracas montadas no entorno do Mercado Público, o grande destaque da 9ª Festa da Tainha foi a criatividade na hora de preparar o peixe. Teve até concurso para eleger o melhor prato e a festa retorna para o calendário oficial de eventos do Município de Itajaí.

“Esta é uma grande festa de encontro de todas as classes para celebrar o pescado que faz parte da nossa economia e da nossa cultura. Oferecer a tainha gratuitamente é o nosso presente de aniversário aos itajeienses”, comentou o prefeito Volnei Morastoni que prestigiou o evento junto à comunidade.

A última Festa da Tainha havia sido realizada em 2012 e o sentimento da população era de saudade. “É uma festa muito bonita que não pode morrer”, comentou Roseli Mafra Pacheco, 52 anos, enquanto experimentava tainha assada com pirão de peixe. O casal Iracema Junks, 74, e Antônio Junks, 72, acredita que a cidade precisa de mais eventos que valorizem as tradições locais. E eles podem ficar tranquilos: a Festa da Tainha será resgatada e anualmente integrará a programação de aniversário de Itajaí.

O sucesso da nona edição da Festa da Tainha, organizada pela Secretaria de Pesca e Aquicultura, se deve ao apoio de empresas e entidades que aceitaram presentear a população com o pescado mais esperado da estação. Foram cinco toneladas doadas por 11 instituições: 4 Mares, Brasil Sul Pescados, Cais do Atlântico, Carioca Pescados, Costa Sul Pescados, Força Sindical, Gomes da Costa, Rio Pesca, Sindipi, Sintrapesca e Vitalmar.

Os peixes já vieram limpos e foram cortados em postas, filé e espalmada. “Mesmo em tempos difíceis para a pesca, conseguimos sensibilizar a classe empresarial sobre a importância da festa para a população e fechamos essa parceria de sucesso”, comemora Valmir Vitorino Junior, secretário municipal de Pesca.

Cardápio variado
Ao todo, foram 30 barracas comandadas por secretarias municipais e entidades que prepararam a tainha de diferentes formas e para todos os gostos. Em porções generosas, a população pôde experimentar as tradicionais assada e frita, mas também receitas inovadoras. “Eu nunca tinha experimentado risoto de tainha e estava delicioso. Provei também tainha com molho de maracujá. Estão todos de parabéns”, elogia Lizete Sartor, 49, que curtiu a festa com a família.

“Comi peixe para um mês inteiro”, revela entre risos Cleo Cladina, 60. Quando o relógio marcava 10h, ela já experimentava as primeiras porções e garante: o peixe era de muita qualidade. Ela só foi embora às 16h, pois também curtiu com as amigas a música que animava a festa.

Concurso

Para comprovar que os pratos servidos à população eram padrão “master chef”, a Secretaria de Pesca realizou o Concurso da Tainha. Presidido pela chef e professora de gastronomia da Univali, Luciana Krause Bernardes, o júri avaliador contou ainda com a também chef e professora Ana Carolina Schwinden, o chef Leandro Miranda, o secretário de Pesca Valdir Vitorino Junior, e um convidado da população.

Ao todo, oito pratos se inscreveram e os três vencedores foram:

1º lugar: Nota 9,5 - Secretaria de Desenvolvimento Social com o prato “Se quéx, quéx; se não quéx, diz”. Prêmio: Troféu, brindes GDC Pecados e um vale-compras de R$ 200 no Mercado do Peixe de Itajaí

2º lugar: Nota 8,60 - Semasa com o prato “Tainha à moda das águas”. Prêmio: Medalha, brindes GDC Pecados e um vale-compras de R$ 150 no Mercado do Peixe de Itajaí

3º lugar: Nota 8,36 - Turismo com o prato “Gonzaga”. Prêmio: Medalha, brindes GDC Pecados e um vale-compras de R$ 100 no Mercado do Peixe de Itajaí

“Todos os pratos estavam muito saborosos e com uma bela apresentação. Parabéns pela iniciativa”, comenta a chef Luciana.

Menu completo

Barraca 01: Força Sindical – Tainha frita em posta com pirão de peixe
Barraca 02: Grupo 4x4 – Tainha frita em posta, tainha assada na brasa e caldo de feijão
Barraca 03: Secretaria de Obras – Rocambole de tainha