Herbário Barbosa Rodrigues é homenageado pelos 75 anos de fundação

Data de inclusão: 23/06/2017 09:11

Há 75 anos como referência mundial em taxonomia botânica, o Herbário Barbosa Rodrigues de Itajaí foi homenageado pela Fundação Genésio Miranda Lins relevância que tem no município. A cerimônia carregada de emoção e lembranças foi realizada nesta quinta-feira (22) no Salão Nobre do Museu Histórico. Na ocasião, também foi apresentada a primeira edição do livro “A ciência das latas”, o qual narra a história da instituição botânica.

A celebração foi realizada justamente no dia em que o Herbário completou 75 anos de fundação. O prefeito Volnei Morastoni entregou aos administradores do Herbário, Jurandir Bernardes e Zilda Helena Deschamps, uma placa de reconhecimento pelo excelente trabalho prestado à instituição há mais de quatro décadas. O casal cuida da casa e do acervo há 44 anos.

Durante a homenagem, o prefeito também lembrou dos fundadores do Herbário e discursou do púlpito onde Raulino Reitz pronunciou suas últimas palavras antes de falecer. “Precisamos acolher esta instituição reconhecida mundialmente e estabelecer uma parceria para que o Herbário continue com seus trabalhos com as condições que precisa e merece. Agradeço imensamente a todos que sempre se dedicaram à construção dessa história”, pontuou Volnei.

Após fazer um breve resgate histórico da instituição, o presidente do Herbário, Aloisius Carlos Lauth, apresentou o livro inédito e ainda não lançado “A ciência das latas”. A obra, escrita por ele e com outros colaboradores, faz um resgate histórico de como foi montar a coleção com cerca de 95% dos vegetais de Santa Catarina. O primeiro exemplar foi entregue como presente ao prefeito Volnei.

Sobre o Herbário
O Herbário Barbosa Rodrigues abriga cerca de 95% dos vegetais de Santa Catarina e fica localizado na avenida Marcos Konder, no centro de Itajaí. De grande importância para o meio acadêmico, a instituição é uma associação civil sem fins lucrativos e acumula 70 mil plantas.

A história do Herbário iniciou com o estudante de teologia Raulino Reitz. Sempre apaixonado por botânica, ele possuía uma coleção de plantas no Rio Grande do Sul, batizada de Barbosa Rodrigues em homenagem a um importante botânico. De passagem por Itajaí, o trabalho de Raulino chamou a atenção do prefeito de Itajaí à época, que lhe ofereceu a oportunidade de ficar aqui e ganhar um espaço para guardar as plantas.

Raulino conheceu o também botânico Roberto Miguel Klein e o americano Lyman Smith, que foram de grande importância para a história do Herbário. Após trocar experiências, os três planejaram mapear toda a vegetação do estado Catarinense. Durante 14 anos, o trio realizou mais de mil excursões, recolhendo exemplares de plantas das matas e classificando para a botânica mundial. A obra “Floria Ilustrada Catarinense” é referência a todos os pesquisadores da área e a maior coletânea referente ao tema.

______________________
Herbário Barbosa Rodrigues