Município realizará cerimonial para comemorar os 75 anos do Herbário de Itajaí

Homenagem será no Salão Nobre do Museu Histórico nesta quinta-feira (22)
Data de inclusão: 21/06/2017 10:46

Há 75 anos em Itajaí, o Herbário Barbosa Rodrigues é tido como uma das maiores referências mundiais em taxonomia botânica. Com orgulho desta importante instituição, o Município de Itajaí celebrará as mais de cinco décadas do Herbário com um cerimonial comemorativo. A homenagem será nesta quinta-feira (22) no Salão Nobre do Museu Histórico e integra a programação de aniversário da cidade. O evento a partir das 18h contará com a presença do prefeito Volnei Morastoni.

O casarão abriga 95% dos vegetais de Santa Catarina e fica localizado na avenida Marcos Konder, no centro de Itajaí. De grande importância para o meio acadêmico, o Herbário é uma associação civil sem fins lucrativos e acumula 70 mil plantas. O local é administrado pelo casal Jurandir Bernardes e Zilda Helena Deschamps. Há 44 anos eles se dedicam aos cuidados da casa. O espaço ainda conta com o presidente Aloisius Carlos Lauth e uma bióloga da Universidade do Vale do Itajaí, responsável pelo cuidado e sobrevivência das plantas.

A história do Herbário Barbosa Rodrigues teve início com o estudante de teologia Raulino Reitz. Sempre apaixonado por botânica, ele possuía uma coleção de plantas no Rio Grande do Sul, batizada de Barbosa Rodrigues em homenagem a um importante botânico. De passagem por Itajaí, o trabalho de Raulino chamou a atenção do prefeito de Itajaí à época, que lhe ofereceu a oportunidade de ficar aqui e ganhar um espaço para guardar as plantas.

O prédio que até hoje guarda a diversidade de plantas foi finalizado em 1954. Raulino conheceu o também botânico Roberto Miguel Klein e o americano Lyman Smith, que foram de grande importância para a história do Herbário. Após trocar experiências, os três planejaram mapear toda a vegetação do estado Catarinense. Durante 14 anos, o trio realizou mais de mil excursões, recolhendo exemplares de plantas das matas e classificando para a botânica mundial. A obra “Floria Ilustrada Catarinense” é referência a todos os pesquisadores da área e a maior coletânea referente ao tema.

______________________
Informações adicionais: