Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Município realizará cerimonial para comemorar os 75 anos do Herbário de Itajaí

Homenagem será no Salão Nobre do Museu Histórico nesta quinta-feira (22)
Data de inclusão: 21/06/2017 10:46

Há 75 anos em Itajaí, o Herbário Barbosa Rodrigues é tido como uma das maiores referências mundiais em taxonomia botânica. Com orgulho desta importante instituição, o Município de Itajaí celebrará as mais de cinco décadas do Herbário com um cerimonial comemorativo. A homenagem será nesta quinta-feira (22) no Salão Nobre do Museu Histórico e integra a programação de aniversário da cidade. O evento a partir das 18h contará com a presença do prefeito Volnei Morastoni.

O casarão abriga 95% dos vegetais de Santa Catarina e fica localizado na avenida Marcos Konder, no centro de Itajaí. De grande importância para o meio acadêmico, o Herbário é uma associação civil sem fins lucrativos e acumula 70 mil plantas. O local é administrado pelo casal Jurandir Bernardes e Zilda Helena Deschamps. Há 44 anos eles se dedicam aos cuidados da casa. O espaço ainda conta com o presidente Aloisius Carlos Lauth e uma bióloga da Universidade do Vale do Itajaí, responsável pelo cuidado e sobrevivência das plantas.

A história do Herbário Barbosa Rodrigues teve início com o estudante de teologia Raulino Reitz. Sempre apaixonado por botânica, ele possuía uma coleção de plantas no Rio Grande do Sul, batizada de Barbosa Rodrigues em homenagem a um importante botânico. De passagem por Itajaí, o trabalho de Raulino chamou a atenção do prefeito de Itajaí à época, que lhe ofereceu a oportunidade de ficar aqui e ganhar um espaço para guardar as plantas.

O prédio que até hoje guarda a diversidade de plantas foi finalizado em 1954. Raulino conheceu o também botânico Roberto Miguel Klein e o americano Lyman Smith, que foram de grande importância para a história do Herbário. Após trocar experiências, os três planejaram mapear toda a vegetação do estado Catarinense. Durante 14 anos, o trio realizou mais de mil excursões, recolhendo exemplares de plantas das matas e classificando para a botânica mundial. A obra “Floria Ilustrada Catarinense” é referência a todos os pesquisadores da área e a maior coletânea referente ao tema.

______________________
Informações adicionais:
Herbário Barbosa Rodrigues
(47) 3348-8725

Fundação Cultural de Itajaí
(47) 3349-1516

Imagens relacionadas

Município realizará cerimonial para comemorar os 75 anos do Herbário de Itajaí
Município realizará cerimonial para comemorar os 75 anos do Herbário de Itajaí
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí