Comunidade comemora inauguração da praça e quadra de tênis

Equipamentos esportivos e de lazer ficam no Loteamento Pedro Paulo Rebello
Data de inclusão: 17/06/2017 13:43

Sob aplausos e emoção, a Praça Manoel Bernardino Vicente e a Quadra de Tênis Comunitária Edison “Fuba” Heusi foram inauguradas na manhã deste sábado (17), no Loteamento Pedro Paulo Rebello, no Bairro São Vicente. O evento contou com a participação dos familiares que agradeceram pela lembrança dos seus entes queridos para cederem o nome aos locais e lembraram da paixão que ambos tinham pela cidade.

O Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, ressaltou a importância desta nova praça e a primeira quadra tênis comunitária da cidade. “Temos que deixar um legado. Esta praça é da cidade, uma contribuição que estamos dando à população. Cultura e esporte são a alma da cidadania. Para ser saudável, precisa florescer o esporte”, destacou.

A partir de agora, a comunidade poderá usufruir de uma praça com Academia ao Ar Livre, brinquedos adaptados, espaço para bicicross e equipamentos poliesportivo e de tênis com todas as dimensões oficiais. É o caso de Samuel Rita, que aos 50 anos teve, pela primeira vez, o contato com a raquete e a bolinha amarela. “Não tenho palavras. É uma oportunidade única. Vou trazer minha filha também para praticar”.

Outro destaque é o jovem Charles, que nasceu no início dos anos 2000. Nesta época, o tenista Gustavo Kuerten desfilava talento pelas quadras do mundo e estava a caminho de se tornar o número 1 do ranking mundial. Para a inauguração deste sábado, o diretor do Instituto Guga Kuerten, Perseu Trilha Lehmkuhl, esteve presente e destacou: “A gente valoriza quem trabalha com o esporte comunitário. Parabéns à prefeitura pelo projeto pioneiro na cidade”.

O projeto que dá os primeiros passos conta com 120 crianças e adolescentes que podem jogar tênis e ouvir dicas do experiente professor Osvaldo “Badeco” Cipriano. “De um modo geral, vai beneficiar toda Itajaí. Esta quadra vai ajudar muito a fomentar a modalidade”, comenta.

A obra foi custeada por um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). O projeto e a fiscalização ficaram por conta da Secretaria Municipal de Urbanismo, tendo o apoio da Secretaria de Obras e Serviços Municipais para implantar a iluminação e a drenagem do local.

Para o Secretário de Urbanismo, Rodrigo Lamim, a inauguração foi um momento em que deu para observar que o objetivo foi alcançado com a grande participação popular. Já para o Secretário de Obras e Serviços Municipais, Mário Gonçalves, o destaque vai para o espaço bonito e agradável, buscando incentivar a recreação e a pratica esportiva.

Praça “Manoel Bernardino Vicente”

Nasceu em 2 de fevereiro de 1969, filho de Paulo Vicente e Aladia Peirão Vicente. O homenageado trabalhou com os pais picando trato para animais e também ajudou a realizar a infraestrutura dos loteamentos Cidade Nova, Rio Bonito, Carla e Tarumã. Vicente faleceu em 28 de agosto de 2004.

Quadra de tênis “Edson Heusi – Fuba”

Edison Heusi, mais conhecido como Fuba, é filho de Arno Mario Heusi e Amélia Rothbarth Heusi e nasceu em 18 de janeiro de 1947. Aos sete anos, começou a praticar tênis com seu pai. Foi um dos primeiros atletas a representar o município nos Jogos Abertos de Santa Catarina, além de levar o nome do estado em diversos campeonatos pelo país. Aos 18 anos, iniciou a carreira como treinador do Guarani e posteriormente foi técnico da Federação Catarinense de Tênis e diretor técnico durante muitos anos. Desde a fundação do Itamirim Clube de Campo, em 1972, atuou como professor de tênis e responsável pela organização de campeonatos internos. Faleceu em 9 de abril de 2017, aos 70 anos, vítima de câncer.

Secretaria Municipal de Urbanismo

Ismail Pereira