População lota a Beira-rio para celebrar os 157 anos de Itajaí

Feriado sob o céu azul e sol brilhante atraíram a comunidade para festejos de aniversário
Data de inclusão: 15/06/2017 18:47

Com parte da avenida Ministro Victor Konder, a Beira-rio, fechada para o tráfego de veículos, a comunidade se sentiu em casa para celebrar os 157 anos de Itajaí. Nesta quinta-feira (15) ensolarada, toda a programação de aniversário foi voltada àqueles que fazem Itajaí crescer: o povo itajaiense de berço ou que escolheu nossa cidade como lar.

“Itajaí tem a história de um povo trabalhador, empreendedor, hospitaleiro e generoso. Ao longo desses anos, sempre tivemos também dificuldades, mas o nosso povo soube enfrentar essas situações. Itajaí já tem dentro de si este dom da prosperidade. É uma cidade próspera e que sempre soube vencer os desafios que se apresentam”, destaca o prefeito Volnei Morastoni.

Famílias inteiras passaram pela Beira-rio para participar da festa. Ao som das bandas Plano Cruzado e Ricardo Pauletti Trio, os presentes puderam aproveitar o feriadão até o sol se pôr. No Espaço da Criança montado pela Secretaria da Criança, Adolescente e Juventude (Secaj), os pequenos participaram de muitas brincadeiras. Entre as atividades, a pintura de desenhos com o hino de Itajaí.

A moradora do São Vicente, Francine Furtado, 35 anos, trouxe o filho João Vitor, de cinco anos, para brincar na Beira-rio durante o aniversário da cidade. “É muito importante termos um local para as crianças ficarem sem perigo”, avalia.

A hora de cantar os parabéns foi o momento mais esperado da festa, quando 3,5 mil fatias de bolo foram distribuídas à população. “Não concentramos as comemorações para atender a todos que fazem Itajaí crescer. Nossa extensa programação circula por todos os bairros e segue até o final do mês”, destaca o prefeito que entregou pessoalmente as fatias ao público.

Para Jeferson Carlos Souza, a festa foi ainda mais especial. Ele comemora junto com o Município mais um ano de vida: lá se vão 41 primaveras. O morador do bairro Fazenda levou a esposa Francine Furtado, 35, e a filha Mariana Isabela de Souza, dois aninhos, para saborear o bolo duplo. “Está tudo muito bom e delicioso”, garante Jeferson.

Embora o dia oficial de comemoração de aniversário seja nesta quinta-feira, até o fim do mês de junho há uma programação completa para celebrarmos aos 157 anos de Itajaí. O corte simbólico do bolo nos bairros segue até domingo. Sexta-feira o Espinheiro será contemplado com o doce; sábado é a vez do Cidade Nova; domingo as últimas velinhas serão assopradas no Imaruí.

“Levar os bolos para os bairros foi ação surpreendente. É algo simples, mas que a comunidade se sente valorizada e inserida na vida da cidade”, destaca Normélio Pedro Weber, superintendente da Fundação Cultural de Itajaí.

Fundação Cultural
Normélio Pedro Weber