População celebra reinauguração da ponte Tancredo Neves

Data de inclusão: 10/06/2017 12:52

Chegou ao fim a espera de 18 meses para reabertura da ponte Tancredo Neves, principal conexão entre os bairros São Vicente e Cordeiros. Nesta manhã gelada e ensolarada de sábado (10), os moradores se reuniram na cabeceira da ponte para acompanhar a solenidade de reinauguração e fazer a primeira travessia a pé. Na sequência, foi liberado o acesso aos veículos.

O clima era de satisfação e agradecimento. O momento foi celebrado por moradores dos dois bairros, comerciantes do entorno e a população em geral que se via obrigada a fazer um percurso mais longo para se locomover de um ponto a outro de Itajaí. Desde janeiro, o prefeito Volnei Morastoni colocou como prioridade a conclusão da ponte, antecipou recursos e cobrou do governo do Estado o cumprimento do repasse da verba.

“Agradeço ao povo de Itajaí, especialmente aos moradores do São Vicente e Cordeiros, que teve paciência e nos deu todo o apoio e estímulo para que a ponte fosse concluída. Sabemos da falta que a ponte fez para a população e da importância desses dois bairros para a cidade. É com muita alegria que devolvemos ao povo esta importante obra de mobilidade urbana”, destaca o prefeito.

Volnei e o secretário Municipal de Obras, Márcio José Gonçalves, o Dedé, também ressaltam o empenho da equipe trabalhou incansavelmente na reconstrução. Nas últimas semanas, uma força-tarefa foi iniciada para que a população não mais esperasse pela travessia. A conclusão da obra beneficia moradores como Eva de Moura Cruz, de 45 anos. Todos os dias ela sai do Cordeiros para trabalhar com sua bicicleta e, sem a ponte, o trajeto ficava mais longe.

Além da travessia concluída, o Município de Itajaí também presenteou a comunidade com uma área de convivência. Na cabeceira do lado do São Vicente, três bancos e quatro mesas foram instaladas sob a sombra das árvores. O senhor Eurides dos Santos Ribas, 70, aproveitava o novo cantinho do bairro antes da inauguração da ponte e elogiou a obra. “Antes aqui era muito escuro à noite e não tinha como ficar durante o dia, era uma baixada perigosa. Agora ficou muito bom e dá gosto de ficar aqui”, comenta.

A Tancredo Neves foi interditada em dezembro de 2015, quando a estrutura ficou completamente comprometida. A nova travessia tem 80 metros de comprimento, sendo 20 metros de cada cabeceira de concreto e 40 metros do vão central metálico. A obra da ponte sobre o rio Itajaí-mirim e seu entorno custaram pouco mais de R$ 3 milhões, com apoio do governo do Estado por meio da Agência Regional de Desenvolvimento (ADR).

_______________________
Secretaria de Obras e Serviços Municipais
Márcio José Gonçalves - Dedé (Secretário)

Secretaria de Comunicação