Diagnóstico Rural Participativo é apresentado para a comunidade

Documento prevê políticas públicas para área rural
Data de inclusão: 08/06/2017 14:40

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Agricultura, apresentou na noite dessa quarta-feira (07), o Diagnóstico Rural Participativo (DRP). Participaram da reunião, o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, o Secretariado, Vereadores, Epagri e Líderes Rurais.

O DRP é um conjunto de técnicas e ferramentas que permite às comunidades elaborarem seu próprio diagnóstico, com a participação dos agricultores, a partir da identificação de problemas e encaminhamento de soluções.

Os dados foram fruto das oficinas realizadas nas 18 comunidades rurais de Itajaí: Arraial dos Cunha, Baía, KM 12, Brilhante I, Brilhante II, Campeche, Laranjeiras, Canhanduba, Espinheiros, Espinheirinhos, Itaipava, Paciência, Rio do Meio, Rio Novo (Colônia Japonesa), São Roque, Salseiros, Volta de Cima e Limoeiro.

Os encontros, que iniciaram em fevereiro, aconteceram no período noturno e foram abertos a toda população, tendo como objetivo, conhecer a realidade socioeconômica de cada comunidade, a partir do olhar dos sujeitos, priorizando às políticas públicas necessários para a melhoria da agricultura e pecuária de Itajaí.

“Conseguimos ver as dificuldades e anseios da comunidade rural para, agora, traçarmos prioridades nas políticas publicas”, explicou o Secretário de Agricultura, César Reinhardt.

Dentre todos dados levantados nas áreas da educação, saúde, infraestrutura, registra-se para a área da agricultura as demandas: intensificar as ações ATER – Assistência técnica e extensão rural, contratação de médico veterinário para animais de grande porte e aquisição de maquinários agrícolas.

“Essa parceria entre a administração publica e as comunidades rurais é fundamental para trazermos melhorias e desenvolvimentos às áreas mais afastadas. O documento dará norte e trabalharemos para tirar do papel essas reivindicações”, completou o Prefeito Volnei Morastoni.

Acesse ao Diagnóstico completo no anexo abaixo da matéria.

__________________________

Informações Adicionais