Secretaria de Saúde presta contas do 1º quadrimestre de 2017

Relatório com balanço financeiro e indicadores obtidos no período foi apresentado na Câmara de Vereadores
Data de inclusão: 08/06/2017 10:01

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, apresentou nesta quarta-feira (7) o relatório do 1º Quadrimestre de 2017, conforme previsto na lei complementar 141/2012 e na portaria ministerial 575/2012. A apresentação ocorreu na Câmara de Vereadores de Itajaí e reuniu parlamentares, membros do Conselho Municipal de Saúde (Comusa), servidores da Secretaria de Saúde e comunidade.

Inicialmente, o diretor do Fundo Municipal de Saúde, Jairo Santos, apresentou um balanço financeiro dos meses de janeiro a abril de 2017. No período, foram investidos R$ 82.515.131,17 em saúde. Além dos recursos recebidos da União e do Estado, o município também investiu 17,76% de seu orçamento, totalizando pouco mais de R$ 45,5 milhões somente nos primeiros quatro meses – 2,76% acima do que é previsto em lei.

Além dos dados financeiros, a Secretaria de Saúde também apresentou indicadores de desempenho do município na Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária. Foram especificadas as ações que a administração municipal tem desenvolvido para melhorar esses indicadores, em especial para redução de casos de sífilis congênita e de tuberculose.

Por fim, o secretário de Saúde, Celso Luiz Dellagiustina, complementou a apresentação com algumas ações que foram desenvolvidas no quadrimestre, mas que não estavam previstas nos indicadores pactuados. Entre elas, a compra de medicamentos e insumos, início do mutirão de exames e consultas, aumento nos atendimentos na atenção básica, melhoria nas unidades de saúde, finalização do Centro Integrado de Saúde (CIS) e medidas de combate à dengue que zeraram o número de casos da doença no município em 2017.

Após a apresentação do 1º Relatório Quadrimestral de 2017, o público presente na audiência pôde fazer perguntas, críticas e sugestões à administração sobre os dados mostrados.

_____________________________
Secretaria de Saúde de Itajaí