Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Festa do Divino abre Programação dos 157 anos de Itajaí

Tradicional festa açoriana será entre os dias 28 de maio e 3 de junho
Data de inclusão: 26/05/2017 16:07

A Festa do Divino Espírito Santo da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento deste ano irá abrir a Semana do Município. Os festejos do Divino começam neste domingo (28), às 17h30 na matriz, com o retorno das 52 bandeiras que visitaram casas, estabelecimentos comerciais, hospitais e até a Prefeitura de Itajaí durante os últimos 40 dias. Em seguida, a missa dá inicio aos sete dias de oração, às 18h. A festa resgata tradições históricas e religiosas e tem o apoio da Fundação Cultural de Itajaí.

As missas em honra ao Espírito Santo seguem durante a semana na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento de segunda (29) à sexta-feira (02), às 19h30. O grande momento da festa é no próximo final de semana, quando acontecem os cortejos do imperador e imperatriz do Divino, neste ano representados pelo casal Renata e Amadeu Dagnoni Filho. O casal imperador é escolhido na comunidade da paróquia para serem os animadores e responsáveis pelos festejos. Os cortejos acontecem no sábado (03) às 19h e no domingo (04) em dois horários: às 9h e às 17h30. Os cortejos são procissões que neste ano sairão da frente do Museu e Palácio Marcos Konder, na Rua Hercílio Luz. Eles são formados pelas condutoras das 52 duas bandeiras e por jovens trajados como uma corte imperial e seu significado tem conexão com a origem da festa.

A origem histórica da festa está ligada a uma promessa feita pela rainha portuguesa Isabel de Aragão por volta de 1320 de peregrinar com o símbolo do Espírito Santo, uma coroa encimada por uma pomba, e arrecadar dinheiro para os pobres. A festa se popularizou e se espalhou pelo mundo em diferentes formatos. Em nossa região, a festa é muito popular nas comunidades católicas com influência da colonização portuguesa. Em Itajaí, ela foi retomada na década de 1990 pelo padre David Antonio Coelho.

“A festa do Espírito Santo é celebrada por toda a Igreja, é Pentecostes, cinqüenta dias depois da Páscoa. É a vindo do Espírito de Deus, quando acontece o nascimento da Igreja. E nesta festa popular se manifesta como espírito de caridade e de partilha, como uma doação. Nós dizemos que as bandeiras saíram pobres e voltaram ricas: cheias das fitas que as pessoas visitadas colocam em forma de pedidos”, explica a devoção o padre Sérgio José de Souza, pároco da Paróquia Santíssimo Sacramento.
__________________
Informações Adicionais:

Paróquia Santíssimo Sacramento
(47) 3348-5431

Secom
Thiago Caminada
(47) 3341-6204 

Imagens relacionadas

Festa do Divino abre Programação dos 157 anos de Itajaí
Festa do Divino abre Programação dos 157 anos de Itajaí
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí