Defesa Civil alerta para risco de temporal isolado

Nesta sexta-feira (19) persiste nas próximas horas a condição para pancadas de chuva em Itajaí
Data de inclusão: 19/05/2017 09:16

De acordo com a Defesa Civil nesta sexta-feira (19) persiste nas próximas horas a condição para pancadas de chuva em Itajaí.

Há risco de temporal de forma isolada, devido a uma área alongada de baixa pressão e à circulação marítima, que intensifica a condição para chuva moderada à forte.

“Com o temporal nesta madrugada e início desta manhã registramos apenas a queda uma árvore próximo a sub-prefeitura do São Vicente, mas a mesma já foi recolhida pela própria sub-prefeitura. Nas últimas 12 horas tivemos precipitações de 40mm e ventos com rajadas de 55 km/h registrados às 4h40”, explica o coordenador da Defesa Civil, Carmo Dias.

Em caso de temporal deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas às residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

Previsão do tempo

A Defesa Civil de Itajaí informa que persistem as condições de chuva moderada a forte para a noite de sexta-feira (19) na região. Os últimos modelos indicam que o transporte de umidade do oceano em direção ao continente e áreas de instabilidade associadas à frente fria mantém o tempo instável. Rajadas fortes de vento do quadrante Sul devem deixar o estado do mar agitado e com ressaca na costa.

Sábado 20/05: Céu encoberto durante com condições para chuva fraca a moderada devido ao transporte de umidade do oceano em direção ao continente e áreas de instabilidade associadas à frente fria.
Temperatura: mínima entre 16 e 18°C e máxima variando e 19 a 22°C.
Sistema Meteorológico: Anticiclone do Atlântico Sul e uma frente fria mantendo condição adversa de mar.
Vento: Direção de Sudoeste pela manhã a Nordeste/Sudeste á tarde moderado com rajadas de até 60 km/h em próximo ao litoral.
Estado do Mar: muito agitado com ondas altas de 2,0 a 2,5 m e picos de 3,0 a 3,5 m, desfavorável para pequenas e médias embarcações.

Domingo 21/05
A chuva durante a madrugada, com chance no turno da manhã no litoral. Ao longo do dia, as nuvens se afastam para o mar, com melhora do tempo em Itajaí e região.

___________________________

Defesa Civil