Acordo prevê que Coletivo Itajaí retome atendimentos neste sábado

Município desenvolve novo edital de licitação para o transporte público
Data de inclusão: 12/05/2017 18:25

Após cinco dias de execução do plano emergencial do transporte público, um acordo na 1ª Vara do Trabalho de Itajaí prevê que a empresa Coletivo Itajaí volte a operar neste sábado (14) a partir do meio-dia. No primeiro período da manhã, o transporte particular com ônibus, vans, micro-ônibus e táxis ainda atenderá a comunidade. O fim da greve dos trabalhadores foi acordado com a justiça do trabalho em audiência nesta sexta-feira (12).

Embora o momento crítico provocado pela greve dos trabalhadores da empresa Coletivo Itajaí, acordada para encerrar neste sábado, a força-tarefa emergencial tem trabalhado dia e noite para garantir o atendimento da população. Desde o momento em que o município assumiu o serviço, as linhas foram atualizadas conforme o anseio dos usuários.

Para garantir aos usuários o acesso facilitado ao transporte emergencial, foi criado um corredor exclusivo na avenida Sete de Setembro nos horários de pico, demarcado por cones. “Esta é uma demanda em estudo que futuramente deverá ser estendida para outras ruas. Para garantir a mobilidade do transporte público coletivo e atingir um maior número de pessoas é fundamental priorizar o transporte de massa, em detrimento do individual”, esclarece Marcelo Zimmer, diretor de engenharia de trânsito da secretaria Municipal de Urbanismo.

Além do atendimento na Central de Veículos do Plano Emergencial, no átrio do prédio da prefeitura, seis linhas de telefone ficaram disponíveis para a comunidade tirar dúvidas sobre itinerários, informar irregularidades e solicitar agendamentos de transporte especial para o grupo prioritário.

“Ouvimos a comunidade durante todo este período emergencial para garantir que ninguém ficasse desassistido. Foram feitos ajustes e hoje recebemos relatos dos próprios usuários que o atendimento tem sido excelente”, destaca Celso Goulart, chefe de gabinete.

O Município de Itajaí segue com a elaboração do novo edital de licitação para o transporte público coletivo, o qual resultará em um novo modelo de gestão e prestação de serviço à comunidade.

Fim da greve

Na audiência entre o sindicato dos trabalhadores e a empresa Coletivo Itajaí, ficou definido:
- Os funcionários retornam ao trabalho nas suas respectivas escalas a partir do meio-dia do dia 13 de maio (sábado);
- A empresa efetuará o pagamento dos 50% restantes do salário de abril no dia 17 de maio (quarta-feira);
- A empresa não descontará do salário os dias não trabalhados (08/05 até o meio-dia de 13/05);
- Caso o pagamento não seja efetuado no dia 17, os trabalhadores retomarão a paralisação a partir da meia-noite do dia 18 de maio;
- A empresa deverá apresentar, a partir do dia 18, proposta de pagamento do salário de maio, a qual deverá ser discutida com os trabalhadores e com o sindicato em assembleia.
Karine Mendonça

Acordo prevê que Coletivo Itajaí retome atendimentos neste sábado