Codetran apresenta programação especial para o Maio Amarelo

Itajaí participa do movimento com ações de conscientização
Data de inclusão: 03/05/2017 17:31

Maio é o mês em que se coloca em pauta a segurança no trânsito. A Coordenadoria de Trânsito (Codetran) de Itajaí integra o movimento nacional “Maio Amarelo”, com ações de conscientização para atingir todas as faixas etárias. A comunidade também é convidada a deixar os veículos em casa e participar no dia 21 de um passeio ciclístico até a Praia Brava.

Entre as atividades elaboradas pela Diretoria de Educação para o Trânsito (Edutran) está a ação envolvendo os grupos de escoteiros de Itajaí, no próximo domingo (07). Os voluntários distribuirão panfletos nos semáforos da avenida Marcos Konder das 16h às 17h. A partir das 19h, será realizado o ato simbólico de “abraço” ao Movimento Maio Amarelo em frente à Igreja Matriz.

Blitze educativas temáticas também estão programadas para todo o mês de maio em pontos estratégicos da cidade. Nos dias 20 e 27, as ações vão integrar os municípios de Itajaí e Balneário Camboriú em ação conjunta na rodovia Osvaldo Reis.

A programação ainda inclui palestras em escolas e empresas, além do início do Projeto Motorista do Futuro com material exclusivo produzido pela equipe da Codetran.

“Durante todo o ano a Edutran realiza diversas atividades de conscientização, mas este mês é especial. Durante o Movimento Maio Amarelo, buscamos conscientizar a maior quantidade de pessoas, para que elas possam julgar o que está certo ou errado em suas atitudes, de tal forma que transformem a si mesmas e depois da sociedade como um todo” destaca o diretor de Educação para o Trânsito, Jackson Neri da Camara.

Passeio ciclístico
O grande marco do Maio Amarelo em Itajaí será no dia 21 com a realização de um passeio ciclístico com a colaboração da Codetran, Edutran, Associações de Ciclistas da região e empresas que se unirão em prol do movimento. O passeio saíra às 9h30 da Igreja Matriz e seguirá até a passarela da Praia Brava. No local, se reunirão os ciclistas das cidades de Itajaí, Camboriú e Balneário Camboriú.

Antes da saída da Igreja Matriz serão distribuídas camisetas do movimento, desenvolvidas por empresas parceiras, e as bicicletas poderão ser decoradas. Na chegada na praia, haverá distribuição de água e frutas aos participantes.

Projeto Motorista do Futuro
O projeto piloto, realizado inicialmente na Escola Básica João Duarte, tem por objetivo conscientizar as crianças de forma lúdica para as regras e condutas no trânsito, além de preparar cidadãos melhores na vivência com as demais pessoas e com o meio ambiente.

Investir nas crianças é investir no futuro. Com esta visão a Diretoria de Educação para o Trânsito de Itajaí desenvolveu este material, onde as crianças observam diversas situações do trânsito e, brincando e colorindo, aprendem as regras básicas da legislação, cuidados com meio ambiente e cidadania.

A cartilha faz parte do Programa Motorista do Futuro, a partir da qual várias ações educativas idealizadas serão desenvolvidas em escolas públicas e privadas do Município de Itajaí, além de atividades com jovens e adultos por meio de palestras, treinamentos e blitze educativas.

“Desenvolver a educação para o trânsito nos primeiros anos do Ensino Fundamental possibilita explorar o tema e suas variáveis, através de diferentes campos do conhecimento”, avalia Jackson.

Neste primeiro momento, serão atendidos alunos dos 1º e 2º anos da Escola Básica João Duarte, no Bairro São João.

A realização do Programa “Motorista do Futuro” iniciou no dia 02 e se estenderá até 18 de maio. Por se tratar de um projeto piloto, atenderá neste primeiro momento, apenas uma unidade de ensino. “A intenção é abranger a todas as unidades de ensino público de Itajaí”, revela o diretor da Edutran.

Confira a programação completa*

*Programação sujeita a alterações

04/05 (Quinta-feira): Programa Motorista do Futuro Escola Básica João Duarte / Sala 202 / 16h34 às 17h30
05/05 (Sexta-feira): Blitz educativa para motocicletas / Av. Marcos Konder ao lado museu / 14h às 17h