Município de Itajaí garante apoio às reivindicações do setor pesqueiro

Lideranças da classe foram recebidas hoje (26) pelo prefeito Volnei Morastoni
Data de inclusão: 26/04/2017 12:05

O prefeito Volnei Morastoni garantiu apoio às reivindicações do setor pesqueiro de Itajaí para recuperação da economia do maior pólo pesqueiro do país. Ele recebeu na manhã de hoje (26) lideranças da classe que reclamam da falta de gestão da Secretaria da Aquicultura e Pesca, agora vinculada ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), e das medidas restritivas de pesca que não teriam embasamento em pesquisas científicas.

Em tom de desabafo, mais de 20 representantes do setor pesqueiro se encontraram com o prefeito e com o secretário municipal de Pesca, Valmir Vitorino Junior. Eles listaram todas as dificuldades que têm enfrentado nos últimos anos. A agenda faz parte de uma ação do governo que toda semana reúne diferentes setores produtivos para ouvir reclamações e dar encaminhamentos.

Segundo Volnei, a tarefa inicial é unir forças com as entidades de classe e garantir o apoio do governo do estado na causa pesqueira. “O governo do estado precisa se integrar à causa da pesca, dada a importância do setor para Santa Catarina e para o país. Vamos estabelecer uma agenda com prazos para garantir uma continuidade nos trabalhos”, reforça o prefeito.

Um documento será elaborado pelo município com todos os apontamentos feitos pelo setor pesqueiro, entre eles a retirada da Secretaria de Pesca do Ministério da Indústria – mudança decretada em março e considerada irresponsável por não dar conta das necessidades pesqueiras -; excesso de normativas proibitivas que inviabilizam tanto a captura quanto o processamento dos pescados, enquanto não há incentivo para o crescimento setorial; falta de pesquisas para monitoramento de espécies; abuso de autoridade nas fiscalizações.

“O setor pesqueiro vive um momento de angústia e pede respeito. Eles se sentem à deriva na esfera federal, servindo apenas de moeda de troca. Com o apoio do governo do estado, vamos solicitar uma audiência na Casa Civil para verificar a mudança da Secretaria de Pesca e mobilizar as forças parlamentares para nos darem todo o apoio nesta questão”, ressalta o prefeito Volnei.

O Município de Itajaí está viabilizando uma reunião com o governador Raimundo Colombo para tratar das questões de dragagem nos rios Itajaí-açu e Mirim, quando aproveitará a oportunidade para tratar também da pesca.

Secretaria de Pesca e Aquicultura
Valmir Vitorino Junior (Secretário)

Karine Mendonça

Município de Itajaí garante apoio às reivindicações do setor pesqueiro