Vitrine Cultural & Gastronômica leva teatro gratuito a Itajaí

O evento tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação através do projeto “Cultura e Travessura”
Data de inclusão: 20/04/2017 15:13

Artistas de duas companhias teatrais no palco, centenas de crianças e adultos na plateia, textos divertidos e emocionantes, sessões de cinema, uma estrutura especialmente montada para garantir o conforto de todos e a democratização do acesso à cultura. O Vitrine Cultural & Gastronômica estará em Itajaí, da próxima terça-feira (25) até sexta-feira (28), no pátio da Paróquia Dom Bosco. A Secretaria de Educação estará dando apoio logístico e levando alunos de escolas municipais para participar do evento. Tudo é gratuito e aberto ao público.

O carro-chefe do projeto é o teatro. “É muito emocionante percorrer diferentes cidades, encenando nossos espetáculos para públicos que muitas vezes não têm facilidade de acesso ao teatro”, diz o ator Chico Simões. Com mais de 30 anos de carreira, o coordenador do grupo Mamulengo Presepada já recebeu diversos prêmios: Melhor Ator e Melhor Espetáculo Infantil no Festival Nacional de Teatro de Florianópolis em 1997, Prêmio Economia Criativa em 2011, o Prêmio Mazzaropi – Mestres da Cultura Popular em 2012 e o Prêmio Myriam Muniz de Teatro pela Funarte em 2014.

No Vitrine Cultural e Gastronômica ele vai apresentar a peça O Romance do Vaqueiro Benedito. O texto usa bonecos do Mamulengo para contar a história do amor proibido de Benedito e Margarida, que vivem muitas emoções e perigos durante uma viagem desde o campo até a cidade e alerta a criançada para a importância da alimentação saudável. Além de Chico, o projeto terá a participação dos artistas da CIA Casa do Bispo Atelier, que encenam a peça Dom Quixote. Inspirada no clássico literário de Miguel de Cervantes o espetáculo mistura teatro, dança e clássicos da música infantil resgatados e usados para as “costuras” da história.

O projeto ocorre na estrutura do Palcomóvel, uma estrutura itinerante que inclui palco, tenda para a plateia e camarins para os artistas. A programação inclui ainda sessões de cinema e workshops e oficinas gastronômicas para crianças e adultos. Em Itajaí as aulas ficarão a cargo da chef Évelin Santos. Graduada como Chef de Cozinha Internacional e Pâtissier pela Universidade do Vale de Itajaí – Univali, tem dois livros publicados (Receitas do Caminhão do Peixe).
Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura o projeto é realizado pela Magma Cultura com patrocínio da Urbano Alimentos e Gomes da Costa. Essa é a quarta edição do Vitrine Cultural & Gastronômica em Itajaí.

Serviço:

Local: Paróquia Dom Bosco