Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Assinado termo de parceria para penas e medidas alternativas em Itajaí

Data de inclusão: 18/04/2017 14:19

A Secretaria Municipal de Segurança assinou um termo de parceria com a Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) de Itajaí para oferecer oportunidades de trabalho aos infratores condenados a prestar serviços à comunidade. O convênio foi oficializado nesta segunda-feira (17) e tem vigência de dois anos.

De acordo com o secretário de Segurança de Itajaí, Francisco José da Silva, a parceria é uma importante ferramenta de medida socioeducativa que busca a ressocialização do infrator, visando a não reincidência na criminalidade.

A prestação de serviço à comunidade ou entidades públicas é uma modalidade de pena alternativa, que consiste na atribuição de tarefas gratuitas de acordo com os conhecimentos e habilidades do infrator, devendo ser cumprida semanalmente de modo a não prejudicar a jornada de trabalho normal do beneficiário.

Trabalhos na construção civil, jardim/horta, manutenção, limpeza/cozinha, apoio administrativo, entre outros, estão entre as atividades possíveis de serem executadas pelos apenados.

A CPMA é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania com o Tribunal de Justiça e Ministério Público de Santa Catarina.

Quem pode prestar o serviço

Segundo a Coordenação Geral das Centrais de Penas e Medidas Alternativas do Estado de Santa Catarina, pode prestar serviço à comunidade ou a entidades públicas o beneficiário que tiver sua pena aplicável de acordo com as seguintes condições:

- A pena restritiva de direito aplicada tem de ser superior a seis meses e inferior a quatro anos nos crimes dolosos (aqueles cometidos com a intenção de praticar o delito), e sem restrição de tempo de pena para os culposos (aqueles cometidos sem intenção);
- O delito não pode ser cometido com violência ou grave ameaça à pessoa;
- Não pode ser reincidente em crime doloso;
- A culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e a personalidade do condenado, bem como os motivos e circunstâncias, têm de indicar que a substituição da pena privativa de liberdade para a restritiva de direito é adequada.

____________________________
Informações adicionais:
Secretaria de Segurança
Francisco José da Silva (Secretário)
(47) 3249-5800

Secretaria de Comunicação
Karine Mendonça
(47) 3341-6121

Imagens relacionadas

Assinado termo de parceria para penas e medidas alternativas em Itajaí
Assinado termo de parceria para penas e medidas alternativas em Itajaí
Assinado termo de parceria para penas e medidas alternativas em Itajaí
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí