Conservatório de Música recebe nome do artista Carlinhos Niehues

Novo nome foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores
Data de inclusão: 05/04/2017 15:12

Agora é oficial: uma das mais importantes instituições culturais de Itajaí passa a se chamar Conservatório de Música Popular Carlinhos Niehues. Nesta terça-feira (04), o Projeto de Lei Ordinária que renomeia o espaço de educação musical foi aprovado em decisão unanime e com o apoio do público que participava da sessão. O nome é uma homenagem ao cantor e compositor local, que completaria 60 anos em 2017.

A aprovação do projeto de autoria do vereador Thiago Morastoni, além de ser um reconhecimento da cultura itajaiense, é também um presente para o Conservatório que em 2017 completa 10 anos de atividade no município. Sempre conectado à história de Carlinhos, a primeira turma formada na escola, em 2007, recebeu o nome do músico.

Para o superintendente da Fundação Cultural de Itajaí, Normélio Weber, a importância de reconhecer a influência do músico que foi um dos melhores que a cidade já teve, é a de eternizar seu nome e seu trabalho. “Daqui a 10 e 20 anos, os alunos estarão estudando no Conservatório e vão querer saber quem foi Carlinhos”, comenta Normélio. “E assim a memória do músico que ele foi vai durar ainda por muito tempo”.

Sobre o Conservatório
Desde sua inauguração, o Conservatório de Música tem consolidado Itajaí como o Porto da Música, proporcionando uma formação continuada que funciona como um estágio intermediário do bacharelado em música. São noves opções de cursos oferecidos: piano, violão, bateria, percussão, guitarra, contrabaixo, flauta, saxofone e canto popular, com trabalho voltado principalmente para música popular. Todos contam com um tempo de formação de 3 anos, que possibilitam o futuro ingresso nas melhores faculdades de música.

Sobre Carlinhos Niehues
Nascido em 1957 em Itajaí, o músico morreu tragicamente aos 37 anos, após se envolver em um acidente de carro. Embora com a trajetória interrompida prematuramente em 1994, o legado de Carlinhos é uma das marcas fortes no cenário musical catarinense.

Começou na música aos 14 anos com estudos de violão clássico e pesquisas da música popular brasileira (MPB), e dedicou sua vida a música até o seu último dia. Participou de grupos musicais consagrados na região, apresentou canções de suas autorias, se formou no Musicians Institute em Los Angeles e junto aos cantores itajaienses Arnou de Melo e Carlos Coria, fundou o primeiro instituto de música popular de Santa Catarina, o Dr. Muzik.

Conservatório de Música Popular de Itajaí
Elizer Patissi (Diretor)