Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
20,22 ° C

Notícias

Secretário de Estado do Planejamento visita obras da Bacia de Evolução

Data de inclusão: 31/03/2017 11:08

Na tarde desta quinta-feira (30), servidores das Secretarias de Estado do Planejamento e Infraestrutura de Santa Catarina, estiveram em Itajaí para visitar as obras da primeira etapa dos novos acessos aquaviários (Bacia de Evolução) do Complexo Portuário de Itajaí.

Antes de iniciar a visita, uma reunião foi realizada e contou com a presença do Secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores, o Engenheiro da secretaria de Estado da Infraestrutura, Ivan Amaral, o Superintendente do Porto de Itajaí, Eng. Marcelo Werner Sallles, a Gerente de Meio Ambiente, Médelin Pitrez dos Santos e diretores das empresas contratadas pela execução da Obra (TRIUNFO Engenharia) e fiscalização (PROSUL).

Em pauta, foram discutidos os desempenhos que a obra vem apresentando como: sondagem, dragagem (canal de navegação/Bacia de Evolução/atracação e manobras), remoção de pedras, readequação dos molhes, retirada de guias correntes no Saco da Fazenda, deslocamento de faróis, estudo e execução de programas básicos ambientais.

Iniciada em março de 2016, diariamente equipes de serviço das empresas cumprem frentes de trabalho com efetivo pessoal e maquinários no canteiro de obras. O projeto contratual contempla uma série de medidas, entre elas as de licenças ambientais ao qual podem exigir adicionais do acompanhamento da obra. Locais como o molhe da Marina, molhe dos pescadores e cabeço do molhe norte que atualmente está em fase de adequação e construção do local, exigem laudos e que posteriormente serão protocolados e encaminhados aos órgãos de meio ambiente, fazendo com que as obras atrasem em até 200 dias.

“Tivemos complementações de trabalhos. A obra contratada em sua vigência termina no seu prazo contratual, mas como se fez necessário algumas obras complementares, em função também de exigências de órgãos ambientais, ela se estenderá pela previsão de abril de 2018”, reforça o Superintende do Porto de Itajaí, Eng. Marcelo Werner Salles.

As obras da nova Bacia de Evolução estão orçadas nessa primeira etapa em R$ 105 milhões e estão sendo pagas pelo Governo do Estado de Santa Catarina através de financiamento do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Depois de concluídas as obras (Etapas 01 e 02), o Complexo Portuário de Itajaí poderá operar com navios de até 366 metros de comprimentos e 52 metros de boca (largura).

Futuramente na nova Bacia de Evolução, o giro de manobra dos navios poderá ser feito numa distância de 530 metros de diâmetro e profundidade de 13 metros no local. Com a realocação do molhe norte, o canal de acesso ficará com a largura de 170 metros.

“Essa é uma obra muito importante para Itajaí, Navegantes e acima de tudo fundamental para a economia do Estado de Santa Catarina. Esperamos que tudo se transcorra bem em suas etapas e assim consigamos entregá-la no máximo até abril de 2018”, destacou o Secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores.

____________________________

Informações adicionais:
Porto de Itajaí
Luciano Sens (Assessor de Comunicação)
(47) 3341-8067

Imagens relacionadas

Secretário de Estado do Planejamento visita obras da Bacia de Evolução
Secretário de Estado do Planejamento visita obras da Bacia de Evolução
Secretário de Estado do Planejamento visita obras da Bacia de Evolução
Secretário de Estado do Planejamento visita obras da Bacia de Evolução
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2017 - Município de Itajaí