Município de Itajaí auxilia cooperativa rural na viabilização de acesso à Colônia Japonesa

Cooperar precisa de 500 metros de marginal para acessar área da nova sede
Data de inclusão: 30/03/2017 09:58

As cerca de 40 famílias que integram a Cooperativa Rural e Artesanal de Itajaí (Cooperar) estão sem acesso ao terreno onde será construída a sede da entidade. O governo municipal vai intermediar o diálogo com a Autopista Litoral Sul para alongamento da marginal na BR-101, às margens da Colônia Japonesa.

“A cooperativa é muito importante para o município e para a agricultura familiar. Vamos tomar todas as providências para que o acesso seja liberado o quanto antes”, afirma o prefeito Volnei Morastoni. Durante o encontro realizado quarta-feira (29), a comunidade rural apresentou outras reivindicações e foi ouvida pela administração pública.

A atual sede da Cooperar fica em um galpão cedido por um dos produtores e já não comporta mais a demanda da agricultura familiar. No local, a cooperativa faz a triagem, pesagem e distribuição de 30% dos alimentos destinados à merenda escolar municipal. No entanto, a Cooperar se vê isolada e impossibilitada de ampliar os serviços.

O único acesso à Colônia Japonesa é pela BR-101. A rua José Natal Cugik que faz a conexão com a rodovia, formando uma espécie de marginal, não alcança o terreno onde está prevista a construção da sede definitiva.

Segundo levantamento realizado pela cooperativa, será necessário o prolongamento de 500 metros da via para viabilizar o acesso. Juntamente com o prefeito Volnei, a Secretaria Municipal de Urbanismo vai intermediar o diálogo com a Autopista Litoral Sul, concessionária do trecho, para viabilizar a obra ainda no primeiro semestre.

Cooperar
João Carlos da Costa (Presidente)

Secretaria Municipal de Urbanismo

Karine Mendonça