Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Contagem regressiva para a sexta edição do “Juntos pelo Rio”

Data de inclusão: 24/03/2017 17:19

Faltam menos de 24 horas para a realização da 6ª edição do Projeto “Juntos pelo Rio”- Contra o Aedes Aegypti, alusivo também ao Dia Mundial da Água, comemorado na quarta-feira, 22 de março. O evento envolve órgãos e entidades de classe dos municípios de Itajaí, Navegantes e Penha e tem o apoio direto de empresas privadas dos três municípios.

A concentração do público participante será neste sábado às 08:00 horas na Marina de Itajaí e caberá aos grupos envolvidos o recolhimento de resíduos e entulhos nas áreas de mangue e margens dos rios.

Promovido anualmente pela Superintendência do Porto de Itajaí e SEMASA, o evento tem o apoio das secretarias de Saúde, Educação, Obras, Agricultura, Pesca e Segurança (Codetran), Fundação do Meio Ambiente (Famai), Defesa Civil e conta com um número expressivo de entidades, associações e empresas parceiras.

Com o propósito de realizar a limpeza e recolhimento de entulhos nas áreas de preservação dos recursos hídricos, pela primeira vez as atividades estarão voltadas para três importantes rios de nossa região: Rio Itajaí Açu, Rio Itajaí Mirim e Rio Gravatá.

Essa última semana foi decisiva para pontuar os compromissos com os devidos órgãos e entidades de classe envolvidas no evento. De acordo com informações fornecidas pela Gerência do Meio Ambiente da superintendência do Porto de Itajaí e Secretaria de Obras, desde a primeira edição, em 2012 até a última, realizada no ano passado em 2016, o volume de resíduos recicláveis e não recicláveis foi de 69 toneladas e envolveu diretamente a atuação de 2800 voluntários nas últimas cinco edições.

“O objetivo do projeto é estimular cada vez mais a conscientização da educação ambiental e aos poucos estamos abrangendo todos os municípios da bacia hidrográfica do Rio Itajaí em aderirem ao evento. O evento ainda celebra o Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março e por isso num único dia, todos juntos limpando as suas margens, seus trechos do rio Itajaí, fazendo de fato a sua parte”, destacou Médelin Pitrez dos Santos, Gerente de Meio Ambiente da Superintendência.

Quanto às condições climáticas, que nessa semana deixaram os organizadores e todas as equipes envolvidas do evento, preocupados em relação ao dia da ação, o público participante pode ficar tranquilo. Informações apuradas através de boletim meteorológico divulgado pela Defesa Civil informam que a previsão para Itajaí no dia do evento, será de com sol entre nuvens e temperatura elevada em torno de 28º graus, havendo a possibilidade de chuva rápida no fim do dia devido ao calor. Já para domingo, a previsão segue as mesmas características de sábado.

Um fator importante a ser levado em consideração em todas as edições do Projeto “Juntos pelo Rio”, está associado aos proprietários de embarcações, que anualmente se inscrevem e que auxiliam na limpeza das margens do rio, como: botes infláveis, lanchas, jet skys, caiaques, catamarãs, barcos de pesca artesanal, lanchas e embarcações de pequeno e médio porte.

“A Defesa Civil e os demais órgãos tem um papel fundamental neste evento. É de suma importância para Itajaí e acima de tudo para a preservação de nossos rios. Estamos unidos nesta causa que também é de toda a comunidade. Estaremos presentes com nossas equipes, com três embarcações e auxiliaremos incansavelmente no controle da operação”, ressalta o Coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Carmo Dias.

Neste ano os organizadores descentralizaram as atividades em prol do recolhimento de resíduos e entulhos nas áreas de mangue e margens. O mutirão de limpeza abrangerá o bairro São Vicente (Rio Itajaí-Mirim) com o apoio de caiaqueiros e em terra com ações diretas de voluntários próximo ao Mercado do Peixe até a barragem.

Em Navegantes e Penha, a ação será ao longo do Rio Gravatá e envolverá a Associação da Vila dos Pescadores do Costão do Gravatá e a Cruz Vermelha do Brasil, realizando a limpeza na área da foz, no limite dos municípios. No trajeto do Rio Itajaí-Açu, a limpeza será feita as margens do rio, desde a BR-101 até o Molhe da Praia da Atalaia, incluindo a região do Saco da Fazenda, denominada Baia Afonso Wippel.

Para o superintendente do Porto de Itajaí, Eng. Marcelo Werner Salles, o evento veio para ficar e pode proporcionar ainda num futuro não muito distante, a possível realização em mais vezes durante cada ano.

“Essa iniciativa deve ser respeitada por toda a sociedade. O que me deixa mais feliz é a participação de voluntários, órgãos e empresas que a cada ano que passa se envolvem mais com o propósito de recolher volumes de lixo e resíduos em geral nas margens dos rios. Quem sabe em tempo hábil podemos realizar esse evento com mais regularidade. Melhor ainda é saber que esta ação está impactando nos municípios vizinhos e assim criando incentivos pela conscientização ambiental”, destacou.

O Projeto “Juntos pelo Rio” realiza pela terceira vez consecutiva uma ação de combate do mosquito Aedes Aegypti – transmissor do vírus da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Os voluntários mais uma vez estarão preservando e limpando as encostas das margens dos rios e assim intensificarão ações para eliminar novos focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças.

Equipes estarão situadas em dois pontos de triagem de resíduos. Em frente à sede da ANI – Associação Náutica de Itajaí e Estacionamento da Praia da Atalaia. Uma balsa que faz a travessia de Ferry-Boat entre Itajaí e Navegantes também servirá de ponto de coleta de resíduos. Posteriormente, todos os resíduos serão selecionados durante a ação e coletados por profissionais da Cooperfoz (Cooperativa dos Coletadores de Materiais Recicláveis da Foz do Rio Itajaí) onde serão depois encaminhados para o seu próprio depósito localizado no bairro Imarui.

Outras atividades relacionadas ao evento estão inclusas. Agentes de endemias da Secretaria de Saúde de Itajaí com o apoio de movimento de Grupos de Escoteiros, estarão realizando blitz educativa na Beira Rio e nos Molhe da Praia da Atalaia com a finalidade de orientar a sociedade no combate ao mosquito Aedes Aegypti e conscientização ambiental.

AINDA TEM TEMPO
Voluntários que querem participar da ação deverão se inscrever antecipadamente pelo site www.univali.br/eventos/meio-ambiente. Para quem não conseguir fazer a inscrição online, poderá preencher um cadastro no local da concentração, na Marina Itajaí. No sábado, a organização aconselha os voluntários a usarem calças longas, sapatos fechados e bonés. Camisetas, luvas, sacos plásticos e protetores solares serão distribuídos no início do evento.

EMBARCAÇÕES
Proprietários de diversas embarcações estão convidados a participarem do evento. As embarcações devem estar com a documentação em dia e, o piloto, precisa ter habilitação específica. As inscrições para os proprietários são pelo e-mail juntospelorioitajai@gmail.com ou pelos telefones (47) 3341-8065 (Gerência Meio Ambiente do Porto) e 3344-9008 (Semasa). As equipes serão monitoradas pela Marinha do Brasil, Capitania dos Portos de Itajaí, Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros.

_____________________
Mais informações:

Superintendência do Porto de Itajaí
Gerência de Meio Ambiente
(47) 3341-8065 | (47) 99182-1309

Semasa
(47) 3344 9008

Defesa Civil 
(47) 3341-6199

Imagens relacionadas

Contagem regressiva para a sexta edição do “Juntos pelo Rio”
Contagem regressiva para a sexta edição do “Juntos pelo Rio”
Contagem regressiva para a sexta edição do “Juntos pelo Rio”
Contagem regressiva para a sexta edição do “Juntos pelo Rio”
Contagem regressiva para a sexta edição do “Juntos pelo Rio”
Contagem regressiva para a sexta edição do “Juntos pelo Rio”
Contagem regressiva para a sexta edição do “Juntos pelo Rio”
Contagem regressiva para a sexta edição do “Juntos pelo Rio”
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí