FGML abre agendamentos para visitas guiadas

Data de inclusão: 22/03/2017 17:02

Estão abertos os agendamentos para o Ação Educativa, novo projeto do Programa de Educação Patrimonial da Fundação Genésio Miranda Lins (FGML). O objetivo é facilitar o acesso às exposições do Museu Histórico e promover reflexões sobre a história de Itajaí. O atendimento da Ação Educativa é dirigido às turmas escolares de todas as séries, desde o ensino infantil ao superior, das redes pública e privada de toda a região. As solicitações devem ser encaminhadas para museuhistoricoitajai@gmail.com.

A equipe técnica do Museu recebe alunos e professores para visitas guiadas. Além de mediar a leitura das exposições, os técnicos instruem os profissionais da educação sobre como dar continuidade em sala de aula aos temas apresentados.

“É muito importante a parceria entre a escola e o Museu, isso fortalece a relação das crianças com a história da cidade e contribui na formação de cidadãos mais críticos. O Museu é um local que provoca a reflexão e a construção de novos olhares sobre a história”, afirma Evelise Wiersinski, diretora do Museu Histórico de Itajaí.

O Museu Histórico passou por um processo de restauração e ampliação para garantir a preservação do acervo de mais de 16 mil peças. Do total, cerca de mil exemplares integram as novas exposições, disponíveis para visitação desde dezembro de 2016, quando o Palácio Marcos Konder foi reaberto.

Além do Museu, duas outras unidades atuam na proteção do patrimônio histórico do municipio: o Centro de Documentação e Memória Histórica e o Museu Etno-Arqueológico de Itajaí. As duas unidades também recebem turmas escolares mediante agendamento.

Para agendar, bastar entrar em contato com as unidades, preferencialmente com duas semanas de antecedência:

Museu Histórico de Itajaí: museuhistoricoitajai@gmail.com
Centro de Documentação e Memória Histórica: (47) 3348-1886
Museu Etno-Arqueológico: (47) 3346-5715

Evelise Wiersinski (Diretora do Museu Histórico)
(47) 9 9677-0254

Karine Mendonça